back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioTecnologiaDanos em cabos submarinos no Mar Vermelho afetam internet

Danos em cabos submarinos no Mar Vermelho afetam internet

Nesta segunda-feira (4), foi registrada uma ocorrência significativa impactando a infraestrutura global de internet. A HGC Global Communications, uma empresa de telecomunicações sediada em Hong Kong, reportou danos em pelo menos quatro dos mais de 15 cabos submarinos localizados no Mar Vermelho, afetando cerca de 25% do tráfego de internet mundial.
Compartilhar:
Imagem Ilustrativa

Nesta segunda-feira (4), foi registrada uma ocorrência significativa impactando a infraestrutura global de internet. A HGC Global Communications, uma empresa de telecomunicações sediada em Hong Kong, reportou danos em pelo menos quatro dos mais de 15 cabos submarinos localizados no Mar Vermelho, afetando cerca de 25% do tráfego de internet mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Os cabos afetados – Seacom, TGN, AAE-1 e EIG – são cruciais para a transmissão de dados, especialmente considerando que aproximadamente 15% do tráfego de internet asiático se direciona para o oeste, e 80% desse fluxo passa pela região do Mar Vermelho. Notavelmente, esta área tem sido cenário de tensões e confrontos, incluindo ataques dos rebeldes houthis do Iêmen a navios, intensificando a preocupação com a segurança das infraestruturas críticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Sem apontar causas definitivas para os danos, a situação ocorre em um contexto de crescentes ataques na região, envolvendo os rebeldes houthis e forças internacionais. As operações houthi contra a navegação têm sido associadas ao conflito mais amplo no Oriente Médio, incluindo a guerra na Faixa de Gaza.

Respondendo ao incidente, a HGC implementou um plano robusto de contingência para minimizar o impacto dessa interrupção, redirecionando o tráfego através de rotas alternativas que abrangem o norte, leste e oeste, conectando diversas regiões globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A questão despertou atenção não apenas de clientes diretos da HGC, mas também de operadoras em outras regiões, como o norte da África e Oriente Médio, que buscam alternativas para garantir a continuidade de seus serviços.

O incidente eleva a preocupação sobre a segurança dos cabos submarinos, infraestrutura vital que sustenta mais de 99% do tráfego global de dados. O Comitê Internacional de Proteção de Cabos (ICPC) já expressou inquietações relativas ao potencial de danos nessa área estratégica, reforçando a necessidade de medidas para proteger esses ativos essenciais contra ameaças físicas e cibernéticas.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

WhatsApp apresenta instabilidade e fica fora do ar

Na tarde desta quinta-feira (27), usuários do WhatsApp enfrentaram problemas ao tentar enviar mensagens de áudio pelo popular aplicativo de mensagens.

“Parece uma máquina de caldo de cana”: 1° Cyber Truck do Brasil está em Balneário Camboriú

Agora a Tesla vem! Elon Musk já chegou em Santa Catarina e a Tesla, empresa do bilionário mais famoso do mundo, desembarcou em Balneário Camboriú, gerando reações inusitadas nos moradores dessa "Dubai tupiniquim".

Usuários de WhatsApp e Instagram relatam instabilidades nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira (3), usuários do WhatsApp e do Instagram em várias partes do Brasil e do mundo relataram problemas ao utilizar as plataformas.

Novas tecnologias fazem vendas de imóveis crescerem em Itapema e destacam corretores “conectados”

A presença das novas tecnologias mudou a forma como o corretor de imóveis se relaciona com o mercado. Mais do que isso, elas se transformaram no caminho para escalar as vendas e conquistar relevância no setor. Ainda mais quando se trata de um mercado como o do Litoral Norte de Santa Catarina, com estrelas como Itapema e Porto Belo, com alta valorização imobiliária e segurança para vender imóveis na planta.