back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaURGENTE: Prefeito é detido e GAECO cumpre 28 mandados em Barra Velha

URGENTE: Prefeito é detido e GAECO cumpre 28 mandados em Barra Velha

A operação visa investigar crimes de organização criminosa, corrupção e fraudes em licitações de obras públicas
Compartilhar:
Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (24), uma grande operação, denominada “Travessia”, foi iniciada pela força-tarefa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em parceria com o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e a Polícia Científica, no município de Barra Velha, litoral norte de Santa Catarina. Durante a ação, um prefeito foi detido. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A operação visa investigar crimes de organização criminosa, corrupção e fraudes em licitações de obras públicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

De acordo com informações, a ação resultou no cumprimento de oito mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. As equipes do GAECO e do GEAC chegaram ao local no início da manhã, realizando as diligências na Prefeitura de Barra Velha e em outros locais relacionados à investigação.

O procedimento investigatório criminal (PIC), conduzido pela Subprocuradoria Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público, com o apoio do GAECO, GEAC e da Promotoria de Justiça local, teve início em fevereiro de 2023. As investigações apontam para a suspeita de envolvimento de agentes públicos e empresários em atos de corrupção, relacionados à execução de obras públicas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Os indícios sugerem a ocorrência de vantagens indevidas recebidas por agentes públicos dos empresários contratados, através de aditivos em série e medições supervalorizadas.

Os detidos na operação serão encaminhados para audiência de custódia. A investigação segue em segredo de justiça, conforme determinação legal.

O GAECO, coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), é composto por membros das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além de integrantes da Secretaria Estadual da Fazenda, do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa. 

Seu objetivo é a identificação, prevenção e repressão a organizações criminosas. Já o GEAC, formado por membros do Ministério Público, atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção em casos de maior gravidade ou complexidade.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.