back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaTremores atingiram ao menos 3 cidades do Rio Grande do Sul

Tremores atingiram ao menos 3 cidades do Rio Grande do Sul

Na madrugada desta segunda-feira (13), a Serra Gaúcha foi palco de uma sequência de tremores de terra. As cidades de Caxias do Sul, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves registraram abalos sísmicos com magnitudes entre 2,3 e 2,8. Os eventos ocorreram em um contexto de fortes chuvas na região, que podem ter contribuído para os tremores.
Compartilhar:
Reprodução/ MetSul

A Rede Sismográfica Brasileira, utilizando dados do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, detectou uma série de tremores de terra na Serra Gaúcha. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Os eventos ocorreram nos municípios de Caxias do Sul, Pinto Bandeira e Bento Gonçalves, na madrugada desta segunda-feira (13), e foram sentidos por moradores de várias localidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O primeiro abalo, com magnitude de 2,4, teve seu epicentro em Bento Gonçalves às 1h48, seguido por um segundo tremor de magnitude 2,3 em Pinto Bandeira às 2h37. Dois tremores subsequentes, ambos de magnitude 2,8, ocorreram em Caxias do Sul, com o primeiro às 2h58 e o segundo às 3h03. Apesar do susto, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul confirmou que não houve danos estruturais significativos nem a necessidade de interdições.

Os tremores coincidiram com um período de chuvas intensas na região, com acumulados que variaram de 200 a 250 mm em áreas próximas, o que pode ter influenciado a ocorrência dos sismos. Bruno Collaço, sismólogo da USP, destacou que, embora seja raro, a relação entre as chuvas e os tremores não pode ser completamente descartada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Pesquisas adicionais serão necessárias para determinar a causa exata desses eventos sísmicos, que continuam sendo um fenômeno relativamente comum na região, com 27 sismos registrados nos últimos dez anos.

 COM INFORMAÇÕES DE METSUL

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.