back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaTJSC permite jornada de trabalho especial para mãe de criança com autismo

TJSC permite jornada de trabalho especial para mãe de criança com autismo

Com a decisão, a mulher poderá passar mais tempo ao lado da filha, que também tem síndrome de Rett
Compartilhar:
arquivo/ ilustrativa

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu permitir que a mãe de uma menina portadora do transtorno do espectro autista e da síndrome de Rett tenha uma jornada de trabalho especial, sem alteração de vencimentos. A criança necessita de cuidados constantes, como o uso de medicamentos, fraldas e cadeira de rodas, devido à falta de acompanhamento fisioterápico suficiente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A mãe é servidora pública de um município do norte do estado e atua como professora do ensino fundamental. Ela contou que muitas vezes precisava deixar a filha com o padrasto, que por sua vez perdia trabalhos em razão do tempo que disponibilizava para a enteada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Além disso, a mãe explicou que a expectativa de vida da criança com síndrome de Rett é reduzida, pois a partir dos 12 anos a chance de morte súbita durante o sono aumenta. Por esse motivo, ela busca passar mais tempo de qualidade com a filha.

Inicialmente, o pedido de readequação da jornada de trabalho foi negado na comarca de Joinville. No entanto, o desembargador Sandro José Neis, relator do recurso no Tribunal de Justiça, aplicou a Lei Federal n. 8.112/90 e a Convenção Internacional dos Direitos de Pessoas com Deficiência para embasar a decisão. Essas normas defendem os direitos de pessoas com deficiência e os pais e responsáveis que dão suporte a essas pessoas, assegurando-lhes direitos básicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Com essa decisão, a mãe poderá ter uma jornada de trabalho que permita cuidar de sua filha sem prejudicar sua remuneração, garantindo assim o direito da criança à assistência materna adequada. A decisão foi unânime.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.