back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaSuperlotação leva à interdição parcial do Presídio de Tubarão

Superlotação leva à interdição parcial do Presídio de Tubarão

Atualmente, o presídio abriga 517 presos, embora sua capacidade máxima seja de 284
Compartilhar:
Divulgação

O Presídio Regional de Tubarão, em Santa Catarina, foi parcialmente interditado após decisão do Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca, divulgada nesta terça-feira (27). A medida ocorre em resposta a uma ação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a um pedido da Defensoria Pública do Estado, devido à superlotação do estabelecimento prisional. Atualmente, o presídio abriga 517 presos, embora sua capacidade máxima seja de 284, conforme informações do MPSC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informou que está analisando a decisão judicial e que um anexo ao presídio, previsto para ser inaugurado em março, disponibilizará 446 novas vagas, como parte dos esforços para reduzir o déficit de vagas e melhorar o sistema penitenciário estadual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A ação do MPSC foi ajuizada em 2014, e desde então, o presídio já passou por outras interdições parciais. A decisão atual estabelece que, num primeiro momento, a lotação da unidade deve ser reduzida para no máximo 137,5% da capacidade projetada, seguindo orientações do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. O Estado de Santa Catarina poderá ser multado em R$ 2 mil por dia por cada preso excedente, caso a determinação seja descumprida.

Além disso, a decisão prevê a transferência de detentos para outras unidades, com o objetivo de alcançar a ocupação máxima de 100% em 12 meses, respeitando a capacidade para a qual o presídio foi projetado. Prioridades de transferência foram estabelecidas, incluindo presos oriundos de outras regiões do estado e aqueles envolvidos com facções criminosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O Promotor de Justiça Substituto Rafael Rauen Canto destacou a gravidade das condições encontradas no presídio, com celas superlotadas, possíveis sobrecargas na rede elétrica e de esgoto, proliferação de doenças e situações de incomunicabilidade dos presos com suas famílias. A Defensoria Pública também apontou deficiências no fornecimento de energia elétrica, ventilação adequada nas celas, horas para banho de sol e prestação de atendimentos médicos.

A SAP reiterou seu compromisso com a melhoria contínua do sistema penitenciário e afirmou que está acompanhando a situação do Presídio Regional de Tubarão, mantendo diálogo constante com o Poder Judiciário para garantir a segurança e a preservação dos direitos básicos de todas as pessoas privadas de liberdade.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.