back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaSTF decide pelo fim da prisão especial para portadores de diploma de ensino superior

STF decide pelo fim da prisão especial para portadores de diploma de ensino superior

A maioria dos ministros considera a medida discriminatória e sem justificativa constitucional
Compartilhar:
Internet/ imagem ilustrativa

Nesta quinta-feira (30), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para encerrar o direito à prisão especial para pessoas com diploma de ensino superior até a decisão penal definitiva. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, argumenta que não existe justificativa constitucional para essa distinção de tratamento com base no grau de instrução acadêmica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ajuizou a ação, alegando “desigualdade, falta de solidariedade e discriminação” no tratamento diferenciado para quem possui diploma de ensino superior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Segundo Moraes, o tratamento diferenciado de alguns presos é legítimo em razão do tipo de delito, idade e sexo da pessoa condenada. No entanto, isso não se aplica a quem possui diploma universitário.

O ministro afirmou: “Trata-se, na realidade, de uma medida discriminatória, que promove a categorização de presos e que, com isso, ainda fortalece desigualdades, especialmente em uma nação em que apenas 11,30% da população geral tem ensino superior completo e em que somente 5,65% dos pretos ou pardos conseguiram graduar-se em uma universidade”. Moraes completou, “a legislação beneficia justamente aqueles que já são mais favorecidos socialmente, os quais já obtiveram um privilégio inequívoco de acesso a uma universidade”.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.