back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaRio do Sul registra 7ª enchente do ano após chuvas

Rio do Sul registra 7ª enchente do ano após chuvas

O rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 8,33 durante a madrugada desta quarta-feira (29)
Compartilhar:
Divulgação

 Na madrugada desta quarta-feira (29), o rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 8,33 metros em Rio do Sul, Alto Vale do Itajaí, marcando a sétima enchente de 2023 na região. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Após atingir este nível, o rio começou a registrar uma diminuição, baixando para 7,97 metros até as 07h30, com uma média de descida de 5 centímetros por hora. A elevação do rio Itajaí-Açu é resultado direto das chuvas que atingiram a cidade e regiões vizinhas, somando 83,2 milímetros em 24 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A Prefeitura de Rio do Sul informou que, no auge da enchente, cerca de mil casas foram afetadas, e estima-se que aproximadamente 3.120 moradores tenham sido desalojados. A Defesa Civil do município atendeu a dois chamados na terça-feira (28), relacionados a vistorias em imóveis danificados por enchentes anteriores e um deslizamento de terra de pequena proporção.

Em resposta à situação, 16 abrigos foram abertos na cidade, com um número ainda não determinado de pessoas abrigadas. Até o momento, cerca de 600 pessoas haviam sido desabrigadas antes desta nova enchente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

No setor educacional, a rede municipal de educação infantil e ensino fundamental abriu 19 unidades escolares, enquanto oito permanecem fechadas. O transporte escolar para a educação infantil está suspenso, e casos específicos devem ser discutidos diretamente com os gestores de cada unidade. As atividades dos Polos de Educação Especial e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPE) também seguem suspensas.

Na área da saúde, dos 24 locais, 16 estão funcionando e oito fechados. Os postos de saúde nos bairros Canoas, Laranjeiras, Santana, Budag e Barragem, assim como o Centro de Atendimento à Mulher, o CAPS e a Farmácia Solidária, não estão prestando atendimento.

Em termos de limpeza, a prefeitura mobilizou 16 frentes de trabalho para retirada de entulhos e lama das ruas. Até o momento, mais de duas mil toneladas de material já foram recolhidas. Os trabalhos de limpeza e lavação incluem várias ruas da cidade, e a população é orientada a facilitar o recolhimento dos entulhos.

Para apoiar as famílias impactadas pela enchente, as doações em dinheiro são aceitas através do PIX com o e-mail: secretaria@jciriodosul.org.br. Essas contribuições serão gerenciadas conjuntamente pela JCI de Rio do Sul e por mais de 22 entidades locais, assegurando que a assistência chegue aos que mais precisam.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.