back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaPolícia tenta identificar envolvidos em 'farra do boi', em Itapema

Polícia tenta identificar envolvidos em ‘farra do boi’, em Itapema

Flagra perigoso foi feito na noite desta segunda-feira (3)
Compartilhar:
INTERNAUTAS/ JORNAL RAZÃO

Um flagra perigoso foi feito na noite desta segunda-feira (3), em Itapema. No bairro Sertão Trombudo, um bovino transtornado fugiu de um caminhão enquanto um grupo estava se reunindo para realizar a “farra do boi”, prática esta proibida por lei. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O animal foi perseguido por homens que estavam participando da “farra” e não se sabe se o mesmo chegou a ser ferido. As autoridades foram acionadas, contudo, como a CIDASC (responsável por recolher os animais envolvidos na prática criminosa) não tem plantão, o bovino ficou em um pasto próximo ao local. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Não há informações sobre detidos, ou multas aplicadas. Agora, as autoridades tentam identificar os envolvidos na prática. O Jornal Razão entrou em contato com a prefeitura, para saber o destino que será dado ao animal. 

VEJA O VÍDEO AQUI!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A multa para quem pratica a “farra do boi” em território catarinense está prevista na Lei nº 17.902 e pode chegar a R$10 mil para promotores e divulgadores, além de R$1 mil para cada um dos demais participantes identificados. O descumprimento da lei também gera penalidades previstas nas legislações federais.

Em 2022, apenas uma ocorrência de maus-tratos a animais foi registrada até o momento, o menor índice dos últimos anos. Em 2021, foram registradas seis ocorrências e, em 2020, 15.

O QUE É ‘FARRA DO BOI’?

Farra do boi é uma prática que consiste em perseguir, espancar e mutilar um boi, geralmente em locais públicos, como ruas e praças. No ritual, o boi é visto como o representante de Judas, o traidor de Cristo, e a simbologia religiosa faz com que os farristas tenham carta branca e atuem sem culpa contra o animal.

A tradição criada por portugueses se iniciou na Ilha de Açores (Portugal) e foi trazida ao Brasil há duzentos anos, ganhando popularidade entre os cristãos. Os portugueses colonizaram a cidade de Governador Celso Ramos, região de Santa Catarina, e o evento com bases religiosas faz alusão a “malhar o Judas”. No início, se chamava Boi de Corda ou Boi de Laço, e mais tarde veio a ser denominada Farra do Boi, numa forma de abrasileirar a cultura. Atualmente, se percebe que as fundamentações religiosas do ritual se perderam pelo tempo e apenas a “festa” com intuito de entreter é o principal motivo para que continue acontecendo. Embora o ato tenha uma origem de cunho cultural, a prática é proibida por lei desde 1997.

A prática ainda é encontrada em algumas regiões do país, apesar das campanhas de conscientização e das punições previstas em lei.

COMO DENUNCIAR?

Existem várias formas de comunicar às autoridades sobre a prática ilegal em Santa Catarina. Os moradores podem acionar o 190, ou denunciar através do aplicativo PMSC Cidadão. A Polícia Militar também conta com telefones de cada unidade a corporação, além do CIDASC, pelo número: 0800-644-8500.

Além disso, quem é participante da rede de vizinhos, também consegue conversar com o policial que trabalha no despacho de ocorrências da PM. Também é válido tentar contactar a GOR, que prontamente entrará em contato com o CIDASC.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.