back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaPolícia Civil investiga contratos e superfaturamento no SAMAE

Polícia Civil investiga contratos e superfaturamento no SAMAE

A Polícia Civil, através da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção, deflagrou a Operação Hereditarium, visando investigar o direcionamento ilegal de contratos emergenciais em favor de empresas de uma mesma família, além do possível superfaturamento dos serviços contratados.
Compartilhar:
Divulgação

A Polícia Civil, através da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção, deflagrou a Operação Hereditarium, visando investigar o direcionamento ilegal de contratos emergenciais em favor de empresas de uma mesma família, além do possível superfaturamento dos serviços contratados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A investigação surgiu após a Polícia Civil tomar conhecimento de contratações emergenciais realizadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Pomerode, referentes ao serviço de coleta de resíduos domiciliares. Em 2021 e 2024, duas empresas distintas foram beneficiadas com contratos sem licitação. Descobriu-se que a proprietária da empresa contratada em 2021 é a mãe da proprietária da empresa contratada em 2024, sugerindo um esquema familiar de favorecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A situação se agravou em 2022, quando houve uma licitação regular para o mesmo serviço, com um preço de R$ 204,00 por tonelada de lixo recolhido. No entanto, em 31 de maio de 2024, o SAMAE decidiu não renovar o contrato licitado e optou por uma contratação sem licitação, com preço elevado para R$ 350,00 por tonelada, indicando um possível superfaturamento de aproximadamente 71%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Com base nessas irregularidades, a Polícia Civil executou seis mandados de busca domiciliar nos municípios de Pomerode, Blumenau, Joinville e Timbó. Durante a operação, um servidor do município de Pomerode foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

A operação contou com o apoio da Coordenação Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), do Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/DEIC), além das equipes da DECOR/DEIC, 1DECOR, 2DECOR, 3DECOR e da Delegacia de Polícia da Comarca de Pomerode/SC.

Esta ação destaca a contínua luta contra a corrupção e a importância de garantir a transparência e a legalidade nos processos de contratação pública. A Polícia Civil continua investigando o caso para identificar todos os envolvidos e assegurar que a justiça seja feita.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.