back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaPMs acusados de racismo em SC são inocentados e vão processar “antirracistas”

PMs acusados de racismo em SC são inocentados e vão processar “antirracistas”

Agora eles vão processar os denunciantes por danos morais
Compartilhar:
Divulgação

No centro de Criciúma, em dezembro de 2022, uma abordagem policial a um homem negro de 26 anos, próximo à Catedral, desencadeou controvérsias e alegações de racismo. Em desdobramento recente, os policiais militares envolvidos, após serem isentos de acusações pela investigação, decidiram processar aqueles que os denunciaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A abordagem inicial foi motivada por uma denúncia de “atitude suspeita”. Imagens da ocorrência, amplamente divulgadas nas redes sociais, capturaram o momento em que o homem foi imobilizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Em resposta, a Polícia Militar esclareceu que a ação foi resultado da resistência do homem às ordens dadas, tornando necessário o uso de força.

De acordo com testemunhos, o homem estava sentado quando foi abordado. O primo da vítima, presente no momento, defendeu que a ação policial foi excessiva e levantou questões sobre racismo, uma vez que a abordagem ocorreu após denúncias de um suposto furto em uma loja próxima. Contudo, após a investigação, a conduta dos policiais foi justificada. Confira a nota da Polícia Militar na época:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

“A Polícia Militar foi acionada via Central de Operação Policiais Militares (COPOM-190) para o atendimento de ocorrência de averiguação de pessoa em atitude suspeita; Ao chegar no local, os policiais se depararam com o suspeito, que estava com as mesmas vestes elencadas na denúncia e, de imediato, iniciaram os procedimentos de abordagem; O suspeito não acatou as diversas verbalizações policiais, não acatando ordens de abordagem da guarnição policial, desacatando a guarnição e realizando ameaças aos policiais, sendo necessária a utilização do controle contato, para conseguir efetuar a prisão por desobediência, resistência e ameaça; A guarnição precisou fazer a condução do abordado até à Delegacia de Polícia Civil, que ao chegar no local foi oferecido os benefícios da lei 9099/95, assinou o Termo Circunstanciado e foi liberado no local“.

Os agentes, agora respaldados pelo veredicto, buscam reparação legal e estão sendo representados por um escritório especializado em causas policiais, com quase 20 ações cíveis em seu portfólio a favor da corporação. Eles processarão os denunciantes por danos morais.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.