O piloto da lancha envolvida no acidente, que causou a morte de um nadador e deixou outro gravemente ferido, foi quem prestou os primeiros socorros à vítima que sobreviveu. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), em Balneário Camboriú. A vítima sobrevivente, de 61 anos, está passando por uma cirurgia de amputação da perna, enquanto a identidade do homem que morreu ainda não foi confirmada.
Segundo os relatos, o condutor, de 42 anos, percebeu a gravidade do ferimento do sobrevivente e improvisou um torniquete usando uma corda, o que ajudou a controlar o sangramento até a chegada dos socorristas. A vítima que faleceu foi retirada da água com vários cortes no corpo com o auxílio do piloto e da equipe de resgate.
O Corpo de Bombeiros não conseguiu verificar se a lancha estava navegando dentro dos 200 metros de distância da zona de arrebentação, devido à ausência de boias de sinalização, que só são instaladas no verão. O piloto da embarcação afirmou à Polícia Militar que estava respeitando a delimitação de segurança quando sentiu a colisão. Ele notou duas pessoas na água, uma já inconsciente, e os ocupantes do barco imediatamente prestaram socorro, acionando o Corpo de Bombeiros.
O acidente ocorreu perto da Ilha das Cabras, uma área popular entre nadadores. As investigações continuam para determinar as causas exatas do ocorrido.