Esta segunda-feira (31) começou com polêmica em Itapema. Na última semana, foi anunciada uma alteração no trânsito no Túnel dos Bombeiros, por conta de obras conduzidas pelo próprio município, para este início de semana. Entretanto, a modificação no trânsito, que torna o túnel mão inglesa, está sendo amplamente criticada por moradores. A falta de sinalização e a decisão pelo início justamente no fim das férias são fatores que os levam a afirmar que “a situação está pior que antes”.
Segundo a Arteris Litoral Sul, a mudança impacta o trânsito na BR-101, especificamente nos km 151+ 100 m e km 152+ 000, pista sul. Além disso, salientou que a alça de acesso ao bairro local ainda não foi implementada.
Em nota divulgada na última semana, foi anunciado que os motoristas poderão utilizar a mão inglesa, fazendo um retorno pelas vias municipais em direção ao norte, para então acessar a passagem inferior em direção ao Jardim Praia Mar. Também foi dada uma segunda opção, que é adentrar na saída 149 sul, trafegar pela marginal e seguir pelas vias internas do município até alcançar o bairro Jardim Praia Mar.
Contudo, as críticas não são poucas, principalmente à prefeitura. De acordo com os munícipes, o momento de retomar as modificações foi equivocado. “O povo que se lasque mesmo. Obra parada há um tempão, aí resolveram liberar bem no primeiro dia de aula”, disse uma moradora, revoltada.
Outra moradora também se pronunciou, enfatizando que as obras vão dar muito o que falar – negativamente. “Como eu disse, um péssimo dia para começar isso. Essa mudança ainda vai dar o que falar… e como sempre, os moradores e o comércio do Jardim Praia Mar que se lasquem com essa confusão dentro do bairro”, pontuou.
Neste momento, guardas municipais de Itapema estão no local, tentando organizar o trânsito, que está caótico. Imagens registradas mostram que o congestionamento está intenso e os motoristas estão confusos, tentando entender as novas mudanças.
O Jornal Razão entrou em contato com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela BR-101, e com a prefeitura de Itapema, em busca de uma nota sobre a situação.
A Arteris reforçou que as obras são da prefeitura de Itapema e que está atuando como suporte, por conta dos impactos no trânsito.
Já a prefeitura ainda não se pronunciou. O espaço segue aberto.