“Não sabiam o que era”: chapéus com broches nazistas levam dupla à prisão e causam fúria em SC

A prisão de dois homens por uso de broches com a suástica nazista em seus chapéus chocou os frequentadores da 34ª Schützenfest, festa dos atiradores em Jaraguá do Sul, no último sábado (9).

Por Redação

11/11/2024 09h13 | Atualizado há 2 horas

A prisão de dois homens por uso de broches com a suástica nazista em seus chapéus chocou os frequentadores da 34ª Schützenfest, festa dos atiradores em Jaraguá do Sul, no último sábado (9). O flagrante, feito pela Polícia Civil, foi resultado de denúncias imediatas feitas por visitantes que não aceitaram a presença dos símbolos.

AQUI VAI UM ANÚNCIO

Os homens, que usavam chapéus típicos da festa com os emblemas nazistas, foram conduzidos à Central Regional de Plantão Policial. 

Segundo o delegado Leandro Lopes, que liderou a operação, ambos alegaram desconhecimento sobre o símbolo e negaram qualquer intenção de disseminar a ideologia nazista. “A presença da suástica não tem qualquer relação com o espírito do evento”, declarou.

A Schützenfest, reconhecida por celebrar a cultura germânica de forma pacífica e familiar, foi marcada por uma cena que os organizadores definiram como “lamentável e isolada”. Em nota de repúdio, a prefeitura de Jaraguá do Sul destacou que a festa preza pela harmonia e integração de todos, agradecendo o rápido acionamento das autoridades por parte dos frequentadores.

Receba Notícias em Tempo Real!

Quer ser o primeiro a saber? Inscreva-se no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O caso foi enquadrado no parágrafo 1° do Art. 20 da Lei n° 7.716/89, que prevê punição para quem divulga símbolos de discriminação racial ou relacionados ao nazismo. 

Vídeos do Logo

Vídeos do Logo

Nossas Colunas

Skip to content

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Ultimas

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.