back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaMorcego da espécie Histiotus alienus descoberto em SC reaparece após mais de 100 anos

Morcego da espécie Histiotus alienus descoberto em SC reaparece após mais de 100 anos

Um fato inusitado animou a comunidade científica brasileira e internacional: o reaparecimento de um morcego da espécie Histiotus alienus, desaparecido por mais de 100 anos. O raro mamífero foi localizado em Palmas, Paraná, durante uma pesquisa de campo conduzida por um grupo de cientistas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da Universidade Federal do Paraná.
Compartilhar:
Divulgação / Marcos et al/Zookeys

Um fato inusitado animou a comunidade científica brasileira e internacional: o reaparecimento de um morcego da espécie Histiotus alienus, desaparecido por mais de 100 anos. O raro mamífero foi localizado em Palmas, Paraná, durante uma pesquisa de campo conduzida por um grupo de cientistas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e da Universidade Federal do Paraná.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Originalmente, o Histiotus alienus foi descoberto em 1916 em Joinville pelo zoólogo britânico Oldfield Thomas. Desde então, a espécie entrou em um prolongado período de ausência, não sendo mais avistada em nenhum outro lugar. O retorno dessa espécie tão rara foi um dos destaques de um artigo publicado na prestigiada revista científica Zookeys.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Para a captura do animal, os pesquisadores empregaram redes de neblina, comumente usadas para capturar aves e morcegos selvagens. Ao comparar o morcego capturado com o Histiotus velatus, uma espécie mais comum na região, suspeitaram que poderiam estar diante de algo excepcional. Esse indício levou a uma análise mais aprofundada no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Após estudos detalhados e comparações com outras espécies do mesmo gênero, os pesquisadores Dr. Vinícius C. Cláudio, M.Sc Brunna Almeida, Dr. Roberto LM Novaes, M.Sc Marcos A. Navarro, Dr. Liliani M. Tiepolo e Dr. Ricardo Moratelli confirmaram que o espécime capturado era, de fato, um Histiotus alienus. Isso ocorre 102 anos após o primeiro e último registro da espécie.

Atualmente, a espécie é classificada como “Dados Deficientes” pela União Internacional para a Conservação da Natureza. O fato de o novo registro ter ocorrido em uma Unidade de Conservação de proteção integral à natureza traz um alento: sugere que ao menos uma população do Histiotus alienus pode estar sob proteção.

Este achado ressalta a importância de unidades de conservação e pesquisas científicas em compreender e proteger a biodiversidade, principalmente quando se trata de espécies raras ou pouco conhecidas. O Histiotus alienus, com sua reaparição surpreendente, transforma-se em um símbolo do que ainda pode ser descoberto nas riquezas naturais do Brasil.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.