Na tarde desta segunda-feira (30), um homem de 32 anos, natural de Fazenda Rio Grande, Paraná, foi vítima de um incidente de arrastamento no mar, em Itapoá, Santa Catarina.
A ocorrência se deu próximo ao Posto de Guarda-Vidas desativado (Posto 14), com o posto ativo mais próximo localizado a 1300 metros de distância, no Posto 12.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado após o homem ser arrastado pela correnteza. A guarnição do ASU-475 foi prontamente deslocada ao local enquanto os guarda-vidas civis do Posto 12, em coordenação com a equipe de bombeiros, iniciaram as buscas.
Após ultrapassarem a arrebentação, a vítima foi avistada boiando cerca de 250 metros do ponto onde havia desaparecido. As equipes de resgate atuaram rapidamente para retirá-la da água e iniciar os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP).
Durante a operação, o COBOM acionou a aeronave Águia 01, que partiu com a equipe médica do SAMU de Joinville. Enquanto o Águia 01 estava a caminho, as equipes do ASU-475, ABTR-203 e os guarda-vidas realizaram 10 ciclos de compressões torácicas e ventilações. Após aproximadamente 40 minutos de esforços intensivos, a equipe médica conseguiu restabelecer os batimentos cardíacos da vítima.
O homem foi estabilizado com medicações e ventilação assistida e, em seguida, preparado para o transporte aeromédico ao Hospital São José, em Joinville, onde receberá cuidados médicos especializados.