A Polícia Civil gaúcha prendeu Vladimir Cardoso Soares, conhecido como Xu da Conceição, 53 anos, suspeito de ser líder de uma facção criminosa atuante na zona leste de Porto Alegre, na quarta-feira (9), em Imbituba, no litoral catarinense. A prisão foi divulgada nesta quinta-feira (10) pela Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), após o suspeito ser encaminhado para o sistema prisional gaúcho.
Xu era foragido da justiça e foi preso novamente depois que o Ministério Público recorreu de sua liberdade concedida em junho deste ano.
O delegado Gabriel Casanova, que comandou a equipe que localizou Xu, revelou que o criminoso foi um dos principais envolvidos em uma guerra do tráfico na Vila Maria da Conceição, resultando em diversos assassinatos. Além disso, Xu atuou como gerente de Paulo Ricardo Santos da Silva, conhecido como Paulão da Conceição, preso no ano passado.
Xu possui um histórico de envolvimento com o crime, tendo respondido a 12 inquéritos de homicídio, cinco por tráfico e associação ao tráfico de drogas, além de receptação e porte ilegal de arma de fogo. Em 2019, seguranças de Xu teriam assassinado dois policiais militares em patrulhamento na Vila Maria da Conceição. Ele chegou a ser transferido para uma penitenciária federal fora do Estado, mas retornou no ano passado.