Um homem de 37 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) em Capinzal na manhã desta segunda-feira (27) sob a suspeita de ter abusado sexualmente da sobrinha de 11 anos e de uma amiga dela, de apenas 9 anos. Além disso, ele também é investigado por prática de zoofilia, caracterizada por abuso de animais.
De acordo com informações do Delegado Regional, Gilmar Antônio Bonamigo, que responde temporariamente pela Delegacia da Comarca de Capinzal, o suspeito responderá ao processo em liberdade, uma vez que não houve flagrante dos supostos abusos.
O Conselho Tutelar acompanhou o caso e conduziu as crianças e seus pais até a DPCAMI de Joaçaba, onde foram ouvidas por uma psicóloga. Com base nos depoimentos, o delegado concluiu que os abusos sexuais podem ter ocorrido, porém, aguarda o relatório da psicóloga para confirmar elementos para o indiciamento do suspeito através do inquérito policial.
Em relação ao caso de zoofilia, não houve prisão em flagrante, uma vez que todas as provas e relatos referem-se ao sábado ou domingo, e não há elementos que comprovem que o delito teria ocorrido na segunda-feira.
A denúncia de possível abuso sexual contra uma cadela em uma residência localizada em um bairro do município foi recebida pela Associação de Proteção Animal Faunamiga. No final da tarde de sábado (25), a ONG acionou a Polícia Militar e um médico veterinário para investigar o caso. O profissional constatou sinais de abuso na cadela, mas o suspeito não foi encontrado no local. As investigações continuam em andamento.