back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaGuaíba pode permanecer acima da cota de inundação até o fim de maio, diz pesquisa

Guaíba pode permanecer acima da cota de inundação até o fim de maio, diz pesquisa

A estimativa se baseia em um cenário que não inclui novos episódios de chuvas expressivas
Compartilhar:
Divulgação

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou um boletim preocupante nesta quinta-feira (16). O documento aponta que o lago Guaíba, localizado em Porto Alegre, pode se manter acima da cota de inundação, estipulada em 3 metros, até o final do mês de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Essa estimativa se baseia em um cenário que não inclui novos episódios de chuvas expressivas ou impactos de ventos fortes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

No boletim, o IPH avaliou diferentes cenários futuros, incorporando possíveis precipitações e ventanias. De acordo com essas análises, se tais condições se materializarem, o lago poderá manter-se em níveis críticos por um período ainda mais prolongado, possivelmente alcançando o início de junho.

Na última medição realizada às 12h15min de quinta-feira, o Guaíba registrou um nível de 4,91 metros, com uma tendência de diminuição observada desde o dia anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A previsão é que o lago continue acima de 4 metros nos próximos dias, com possibilidade de redução gradual ao longo da semana.

O cenário atual é uma continuação das severas condições meteorológicas que afetaram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. As enchentes resultantes já provocaram 151 mortes, deixaram 104 pessoas desaparecidas e causaram ferimentos em 806 indivíduos, segundo a Defesa Civil estadual. O total de afetados ultrapassa 2,2 milhões, com mais de 538 mil desalojados e cerca de 77 mil em abrigos. Dentre os 497 municípios gaúchos, 460 reportaram prejuízos relacionados aos temporais.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.