Um suspeito de envolvimento em fraudes relacionadas a consórcios foi preso na manhã desta terça-feira (22) em Porto Belo. A prisão foi realizada pela Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE), vinculada ao Departamento de Investigações Criminais da Capital (DIC Capital), que investiga golpes aplicados na cidade de Florianópolis.
Essa é mais uma prisão relacionada ao esquema, que já havia levado à detenção de outros envolvidos em momentos anteriores. As investigações, iniciadas em julho deste ano, surgiram após diversas vítimas denunciarem prejuízos que, até o momento, ultrapassam R$ 170 mil. As vítimas eram atraídas por anúncios fraudulentos de consórcios e imóveis na internet, sendo convencidas a transferir grandes somas de dinheiro ao grupo criminoso.
Um dos suspeitos, já investigado por outras fraudes anteriores, acumula prejuízos estimados em R$ 500 mil, relacionados a pelo menos 12 vítimas. O grupo utilizava vendedores para convencer os interessados a comprar consórcios e imóveis falsos. O inquérito segue em fase de conclusão, e novas prisões não estão descartadas.
A DCE alerta a população sobre a importância de verificar a credibilidade das empresas e corretoras antes de adquirir bens ou consórcios, buscando sempre instituições reconhecidas e de confiança no mercado.