Na noite desta terça-feira (22), por volta das 21h30, a Polícia Militar, após receber informações, deteve um homem de 33 anos na Rua 458, no bairro Morretes, em Itapema, que estava com um mandado de prisão pendente. Ao ser abordado, o indivíduo resistiu à prisão e incitou seus dois cachorros da raça Pitbull a atacar a guarnição. “Morde, morde os policiais”, ele teria ordenado aos cães.
De acordo com a ocorrência, na tentativa de deter o fugitivo, houve uma luta corporal, na qual um dos cachorros mordeu o braço direito de um dos policiais, causando um rasgo em sua farda.
Diante da ameaça contínua apresentada pelos cães, um disparo de arma de fogo foi realizado pela polícia, embora ninguém, nem mesmo os animais, tenha sido atingido.
Posteriormente, a situação se tornou ainda mais tensa quando familiares do suspeito tentaram impedir sua prisão. Rapidamente, a guarnição removeu o homem do local e o levou à Unidade Prisional Avançada de Itapema.
Agravando a situação, após ser contido, o homem confirmou perante a câmera policial que tinha, de fato, ordenado que os cachorros atacassem os policiais e admitiu seu erro em resistir à prisão. Posteriormente, o Grupo de Operações com Cães (GOR) foi acionado para recolher o cachorro e avaliar potenciais maus-tratos aos animais.