back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaDia mais quente da história do mundo é registrado nesta semana

Dia mais quente da história do mundo é registrado nesta semana

A última segunda-feira (3) bateu o recorde histórico mundial, segundo a NOAA
Compartilhar:
Arquivo/ imagem ilustrativa

Na última segunda-feira (5), a temperatura média global alcançou um recorde histórico, ultrapassando pela primeira vez a média de 17º C, conforme relatório da Agência dos EUA para a Atmosfera e os Oceanos (NOAA). Essa marca inédita, que supera o recorde anterior de 16,92°C estabelecido em 24 de julho de 2022, é resultado da contínua influência do aquecimento global e do fenômeno climático El Niño.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Segundo dados dos centros nacionais de previsão ambiental da NOAA, que começaram a rastrear essas medidas em 1979, a temperatura média do ar na superfície da Terra em 3 de julho foi de 17,01°C. Em comparação, a temperatura média do ar no início de julho entre 1979 e 2000 era de 16,20°C.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Esta nova medida recordista ainda precisa ser confirmada por outras avaliações. No entanto, a expectativa é que esse recorde seja superado em breve, à medida que o Hemisfério Norte avança em sua estação de verão e a temperatura média global continua a subir, em geral, até o final de julho ou início de agosto.

Já em junho, o serviço europeu Copernicus registrou as temperaturas médias globais mais altas para o período, superando recordes anteriores por uma “margem substancial”. O anúncio do recorde vem na esteira de várias marcas históricas de calor em várias partes do mundo. A Ásia e o Reino Unido registraram recordes de temperatura em junho, enquanto o México sofreu uma onda de calor extremo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Estes eventos climáticos extremos estão possivelmente antecipando o impacto do fenômeno El Niño, geralmente associado ao aumento das temperaturas globais, combinado com os efeitos do aquecimento climático causado pela atividade humana. A NOAA já havia anunciado a chegada oficial do El Niño em 8 de junho, prevendo que isso poderia levar a novos recordes de temperatura em algumas regiões.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, uma agência especializada da ONU, há uma probabilidade de 66% de que a temperatura média mundial perto da superfície exceda temporariamente 1,5°C acima dos níveis pré-industriais durante um mês entre 2023 e 2027. O ano de 2022 marcou o oitavo ano consecutivo em que as temperaturas médias globais foram pelo menos um grau mais altas do que as observadas entre 1850 e 1900.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.