Uma possível descarga irregular de detergente pode ter causado o aparecimento de manchas no rio Itajaí-Mirim, na terça-feira (9). O produto foi detectado em um trecho do rio que vai desde a Área 41, localizada no bairro Jardim Maluche, até a ponte estaiada no Centro II, de acordo com informações preliminares.
Cristiano Olinger, superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), informou que equipes visitaram alguns pontos na tentativa de identificar a origem do descarte, mas até o momento não foi possível determinar o local exato de onde o produto foi despejado. “Realizamos diligências e tudo indica que se trata de detergente utilizado em processos de lavagem, como em lavações ou lavanderias”, explicou.
Segundo ele, o fato do material ter chegado ao rio por meio de tubulações dificultou a identificação precisa do ponto de origem.
As manchas de detergente tinham uma coloração branca e estavam divididas em várias pequenas porções, concentradas ao longo da margem direita do rio, próximo à avenida Bepe Rosa. O produto não se espalhou de forma uniforme, mas foi observado em diferentes pontos ao longo do percurso.