Quatro crianças colombianas que estavam desaparecidas há 40 dias após um acidente aéreo na Amazônia foram resgatadas vivas nesta sexta-feira (9). O caso aconteceu no dia 1º de maio e a informação do resgate foi confirmada tanto pela imprensa local quanto pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
As crianças resgatadas são irmãos com 13, 9 e 4 anos, além de um bebê de 11 meses. Outros passageiros da aeronave, a mãe das crianças, o piloto e um outro adulto, foram encontrados mortos no local do acidente.
O desaparecimento das crianças começou quando uma aeronave de pequeno porte, na qual elas viajavam, caiu em uma região de mata fechada da Amazônia colombiana. Acredita-se que falhas mecânicas possam ter causado a queda. Os destroços do avião foram encontrados junto com os corpos dos adultos.
Durante a busca, o exército colombiano encontrou itens que indicavam a possibilidade das crianças terem sobrevivido ao acidente. Entre os objetos estavam tesouras, fitas de cabelo, uma mamadeira e um abrigo.
Houve uma confusão inicial em relação ao status das crianças quando, no dia 17 de maio, o presidente Gustavo Petro divulgou que elas haviam sido encontradas. No entanto, a postagem foi apagada quando se descobriu que a informação não estava confirmada e as buscas continuaram.
A operação de resgate envolveu 100 soldados, cães farejadores e helicópteros da força aérea. Depois de quase seis semanas de buscas intensivas, as crianças finalmente foram encontradas e resgatadas com vida.
Esta notícia vem como uma alegria para a Colômbia, conforme expressado pelo presidente Petro, que afirmou: “Uma alegria para todo o país!”.