“Cordão umbilical enrolado no pescoço”: Bebê entre a vida e a morte tem vida salva por bombeiros de Itapema

Recém-nascida enfrentou parada cardiorrespiratória e foi reanimada após parto complicado com cordão umbilical enrolado no pescoço

Por Redação

02/11/2024 12h01 | Atualizado há 2 horas

Um bebê entre a vida e a morte mobilizou uma operação de resgate na tarde de quinta-feira (31), em Itapema. A emergência envolveu o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para prestar atendimento a uma mulher em trabalho de parto. O chamado foi feito à Central de Operações, relatando uma situação crítica.

AQUI VAI UM ANÚNCIO

Ao chegarem ao local, os socorristas identificaram que o parto era pélvico, com a recém-nascida parcialmente exposta, mas com a cabeça ainda presa e o cordão umbilical enrolado duas vezes em torno do pescoço. A mãe estava consciente e deitada de barriga para cima em uma maca.

Diante da complexidade do caso, a equipe dos bombeiros iniciou o apoio ao parto, conseguindo retirar a bebê após alguns minutos. 

Foram realizadas medidas de aquecimento e aspiração das vias aéreas da recém-nascida. Mesmo com esses procedimentos, a criança não chorava e apresentava dificuldades respiratórias, além de batimentos cardíacos acelerados.

Uma motolância do Samu chegou ao local logo em seguida, acompanhada por uma equipe de suporte avançado com a presença de uma médica. Ao assumir a ocorrência, os profissionais verificaram que a bebê havia entrado em parada cardiorrespiratória, iniciando manobras de reanimação e massagens cardíacas.

Receba Notícias em Tempo Real!

Quer ser o primeiro a saber? Inscreva-se no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A atuação rápida e coordenada das equipes permitiu que a recém-nascida fosse estabilizada após alguns minutos de intervenção. Posteriormente, mãe e filha foram levadas ao Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, onde passaram por monitoramento. Os sinais vitais de ambas estavam estáveis.

Vídeos do Logo

Vídeos do Logo

Nossas Colunas

Skip to content

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Ultimas

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.