back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaCidade de SC distribui “kit droga” com seda para usuários

Cidade de SC distribui “kit droga” com seda para usuários

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itajaí, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, causou surpresa ao iniciar a distribuição de papéis para enrolar maconha e cartilhas explicativas sobre o uso seguro de substâncias psicoativas.
Compartilhar:
Divulgação

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itajaí, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, causou surpresa ao iniciar a distribuição de papéis para enrolar maconha e cartilhas explicativas sobre o uso seguro de substâncias psicoativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A ação, de acordo com a prefeitura de Itajaí, é parte de uma estratégia de “redução de danos”, entendida como uma ação de cidadania. A Secretaria de Saúde de Itajaí, contudo, declarou não ter sido previamente informada acerca do kit de redução de danos elaborado e entregue pela equipe do CAPS AD (Álcool e outras drogas). A iniciativa, segundo a Secretaria, foi voltada exclusivamente para pacientes que fazem uso ou abuso de substâncias psicoativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Na segunda-feira (24), a Secretaria de Saúde questionou a direção do CAPS AD para entender a justificativa da ação, os custos da iniciativa e quem aprovou o material antes de sua distribuição. O caso será encaminhado à Procuradoria-Geral, que tomará as medidas administrativas cabíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A Secretaria de Saúde também ressaltou que a política de redução de danos é prevista na portaria 3088, de 23 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. De acordo com o “Manual de Redução de Danos: saúde e cidadania”, essa política busca minimizar as consequências adversas do uso e abuso de drogas, sem que a abstinência seja uma condição para o tratamento. O objetivo é garantir o acesso à saúde e promover a cidadania através da disseminação de informações corretas sobre riscos, danos e práticas seguras.

Este ano, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) promoveu um fórum que discutiu a política de redução de danos na cidade. A distribuição dos materiais pelo CAPS insere-se neste contexto de diálogo sobre estratégias para abordar o uso de substâncias psicoativas na comunidade.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.