back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaChacina em creche de Blumenau é o 23º ataque em escolas desde 2002

Chacina em creche de Blumenau é o 23º ataque em escolas desde 2002

Na última quarta-feira (5), uma tragédia abalou a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, após um homem de 25 anos invadir a creche Cantinho Bom Pastor com uma machadinha, matando três meninos e uma menina com idades entre 4 e 7 anos, além de deixar outras quatro crianças feridas.
Compartilhar:
DIVULGAÇÃO / Felipe Sales-NSC TV

Nesta quarta-feira (5), uma tragédia abalou a cidade de Blumenau, após um homem de 25 anos invadir a creche Cantinho Bom Pastor com uma machadinha, matando três meninos e uma menina com idades entre 4 e 7 anos, além de deixar outras quatro crianças feridas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Este é o 23º ataque em escolas ou creches no Brasil desde 2002, de acordo com o relatório “Extremismo violento em ambiente escolar”, elaborado pela professora Michele Prado do “Monitor do Debate Político No Meio Digital” do grupo de Políticas Públicas para o Acesso à Informação da USP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Mais da metade de todos os crimes – 12 dos 23 ataques – foi registrada de 2022 pra cá, o que demonstra uma aceleração do crime neste sentido.

Segundo a pesquisadora, a maior parte dos casos está relacionada com as comunidades online, onde cultua-se a “violência extrema, além da misoginia, racismo, antissemitismo e uma vasta constelação de queixas e supremacismos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Os criminosos têm idades entre 13 e 25 anos, sendo que a grande maioria consiste em jovens com menos de 18 anos. Em 12 casos foram utilizadas armas de fogo e em 11 utilizaram-se armas brancas. Há ainda sete com uso de bombas ou coquetel molotov.

São Paulo é o Estado que mais registrou ataques nos últimos 23 anos, com sete casos e 22 vítimas fatais, seguido pela Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Para Prado, é importante destacar que apenas uma minoria dentre esses indivíduos radicalizados chegarão ao extremo de praticar de fato uma ação violenta.

No entanto, é preciso discutir políticas públicas que promovam a segurança em escolas e creches, além de abordar a questão do extremismo e da violência no ambiente online.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.