Um caso de maus-tratos levou um casal à prisão em flagrante na última quinta-feira (21), no bairro Campeche, em Florianópolis.
Os detidos, uma mulher de 24 anos e um homem de 25, são acusados de negligenciar a saúde de uma cadela da raça American Staffordshire Terrier, chamada Kiara, que apresentava tumores mamários e miíase sem receber o devido tratamento veterinário.
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) informou que a situação do animal exigia uma cirurgia imediata. No entanto, os tutores alegaram falta de recursos financeiros para justificar a ausência de cuidados médicos.
Em 28 de fevereiro de 2024, a Delegacia de Proteção a Animais Domésticos (DPA) da PCSC, juntamente com a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) da Capital, já havia notificado o casal, determinando que a cadela fosse submetida à operação em até dez dias e fornecendo medicamentos para o tratamento.
Apesar da notificação, uma nova visita das autoridades quase um mês depois revelou que Kiara ainda se encontrava nas mesmas condições precárias. As justificativas do casal foram consideradas contraditórias pela PCSC, que destacou falta de iniciativa dos responsáveis em buscar alternativas para a realização da cirurgia a custo reduzido.
A cadela foi resgatada e levada para atendimento médico emergencial pela Dibea. Após sua recuperação, Kiara será disponibilizada para adoção responsável. Enquanto isso, o casal foi liberado após audiência de custódia, mas enfrentará acusações de maus-tratos qualificado, um crime passível de mais de cinco anos de prisão e multa, caso sejam condenados.