Tempestades que atingiram Santa Catarina na quinta-feira (24), provocaram a queda de postes e fios de alta tensão em Jaguaruna e Sangão, resultando na morte de animais e obrigando as autoridades a isolar as áreas.
Bombeiros Voluntários foram mobilizados para conter os riscos e alertar os moradores sobre os perigos das fiações expostas.
Em Jaguaruna, um cabo de alta tensão rompido foi encontrado energizado na Rua Manoel Cruz, no bairro Paulo Cruz. Ao chegar, a equipe de bombeiros identificou um cachorro morto, atingido por uma descarga elétrica ao entrar em contato com o fio.
A área foi imediatamente isolada, e as famílias próximas foram orientadas a permanecer em casa até que a cooperativa de energia finalizasse os procedimentos de segurança e manutenção da rede.
No Centro de Sangão, por volta das 20h40, uma segunda ocorrência exigiu a atuação dos bombeiros. Na Rua Martinho Luiz Inácio, cabos de alta tensão foram rompidos pela força do temporal, caindo no chão e representando um sério risco para quem circulava nas proximidades.
Um cão que se aproximou dos fios recebeu uma descarga fatal. Com a fiação ainda energizada, os bombeiros foram impedidos de remover o corpo do animal, mas realizaram o isolamento da área e orientaram os moradores a permanecer em suas residências até a chegada dos técnicos da cooperativa, que ficaram responsáveis por desligar a rede e realizar os reparos necessários.