back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSegurançaBrasileiros tentam entrar ilegalmente nos EUA com ‘coiotes’; PF deflagra operação

Brasileiros tentam entrar ilegalmente nos EUA com ‘coiotes’; PF deflagra operação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Dark Route, com o objetivo de combater e desarticular esquema criminoso dedicado ao contrabando de migrantes, através dos, vulgarmente denominados, coiotes.
Compartilhar:
Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Dark Route, com o objetivo de combater e desarticular esquema criminoso dedicado ao contrabando de migrantes, através dos, vulgarmente denominados, coiotes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Policiais federais estão cumprindo 12 mandados judiciais, expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal de Goiás, sendo nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Goiânia/GO e Anápolis/GO. Um dos investigados teve o nome incluído na difusão vermelha da Interpol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Durante as investigações, restou comprovado que o grupo coordenou o ingresso ilegal em território norte-americano, via fronteira EUA-México, de pelo menos 448 (quatrocentos e quarenta e oito) brasileiros, detidos por autoridades migratórias norte-americanas e deportados ao Brasil.

Apurou-se que, durante os anos de 2018 a 2023, os investigados movimentaram altos valores, decorrentes dos pagamentos dos migrantes pela atuação do grupo criminoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Além da atuação em Goiás, a organização criminosa contava com membros em outras Unidades da Federação e, inclusive, em território americano, responsáveis por receber aqueles que conseguiam cruzar as fronteiras de forma ilegal.

Mesmo com o pagamento dos valores cobrados, muitos desses migrantes não conseguiram cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos, sendo detidos e deportados para o Brasil.

A Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, compartilhou informações com a Polícia Federal do Brasil ao longo da Operação Dark Route, como parte da cooperação policial de longa data entre autoridades norte-americanas e brasileiras.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, lavagem de dinheiro e associação criminosas, cujas penas somadas podem ultrapassar 18 anos de reclusão.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Motociclista morre após grave acidente em Florianópolis

Na tarde desta segunda-feira (5), um trágico acidente resultou na morte de um motociclista na Rua General Eurico Gaspar Dutra, no bairro Estreito, parte continental de Florianópolis.

Foragido da Justiça no Rio Grande do Sul é preso em Itapema

Na tarde desta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Itapema efetuou a prisão de um homem identificado como Maicon Fernandes da Silva, foragido da justiça do Rio Grande do Sul.

Motorista bêbado atravessa cruzamento e mata motoboy em Camboriú

Um grave acidente de trânsito abalou o centro de Camboriú na noite de domingo, 4 de agosto. O incidente ocorreu por volta das 22h45 no cruzamento da Rua Presidente Costa e Silva com a Justiniano Neves e envolveu um carro e uma moto, deixando o motociclista gravemente ferido.

Dono de BMW se revolta e atropela motociclista após reclamar de ultrapassagem

Na tarde de segunda-feira (5), a Polícia Civil de Blumenau, no Vale do Itajaí, identificou o motorista de uma BMW envolvido em um grave acidente que agora é investigado como tentativa de homicídio. O acidente ocorreu na Rua Benjamin Constant, próxima à rotatória com a Rua Almirante Tamandaré.