Após a passagem do ciclone que deixou dezenas de mortos no Rio Grande do Sul, 32 bombeiros militares de Santa Catarina, incluindo o cabo Genivan Küll e seu cão Nick, de Itapema, foram mobilizados na última quarta-feira (6) para prestar socorro nas áreas afetadas. A ação, que ocorre em cidades como Lajeado, Muçum e Cruzeiro do Sul, visa auxiliar as vítimas do desastre natural.
Com a situação se agravando, o governo catarinense, atendendo a um pedido de auxílio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), autorizou o envio imediato de recursos e pessoal. Já na sexta-feira (8), após avaliação das demandas locais, reforços foram deslocados, intensificando as operações.
O CBMSC mobilizou equipes de Força-Tarefa de diversas regiões, como Itajaí, São José e Xanxerê. O suporte aéreo, crucial para tais operações, ficou a cargo da aeronave Arcanjo 01, pertencente ao Batalhão de Operações Aéreas.
Outro reforço veio com a inclusão de três binômios na operação na sexta-feira. Estas duplas, formadas por um bombeiro militar e um cão de busca, incluem nomes como o 3º sargento Jacques Douglas Romão e o cão Bravo, de Blumenau, e o cabo Matheus Premoli com o cão Bono, de Araranguá.
O arsenal da missão é extenso: além dos já citados 32 militares e três cães de busca e resgate, a equipe dispõe de cinco embarcações, seis viaturas 4×4, um caminhão 4×4, uma viatura F250 especialmente adaptada para operações com cães e uma mini-escavadeira.
Com informações de Visor Notícias