back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSaúdeTijucas tem aumento de 57% nos casos de dengue em apenas uma semana

Tijucas tem aumento de 57% nos casos de dengue em apenas uma semana

O bairro Universitário registrou o maior aumento, saindo de cinco para 19 infectados, o que equivale a um salto de 280%
Compartilhar:
Arquivo/ imagem ilustrativa

O relatório semanal de dengue divulgado pela cidade de Tijucas nesta sexta-feira (12) apresentou um aumento exponencial nos casos. Em apenas sete dias, o município registrou um crescimento de 57%, saindo de 70 infectados para 110.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Conforme os dados, o bairro que mais apresentou alta foi o Universitário, que saiu de cinco infectados para 19, representando um aumento de 280%. Joáia também teve um aumento significativo de 50%, saindo de sete para 14 casos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

No bairro Praça, até a semana passada, o município havia registrado 22 casos. Em sete dias, foram registrados 7 novos infectados, sendo um aumento de 31%. No fim da matéria, você poderá conferir o quadro com todos os dados disponibilizados pela prefeitura.

Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Além disso, também há 15 moradores aguardando para saber se são reagentes, ou não. Também foi disponibilizado o número de pessoas que fizeram o exame e testaram negativo para a doença. Até a semana passada, o valor era de 357. Agora, é de 470.

SAIBA COMO COMBATER A DENGUE

A dengue é uma doença causada pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da febre amarela, zika e chikungunya. Com a chegada do período de chuvas e o aumento das temperaturas, o risco de proliferação do mosquito e a consequente incidência da dengue tornam-se maiores. Para combater a doença, é fundamental que a população tome medidas preventivas e atue em conjunto com os órgãos públicos de saúde.

Especialistas apontam que a melhor estratégia para evitar a dengue é eliminar os criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. Além disso, ações de conscientização e educação são fundamentais para mobilizar a sociedade na luta contra a proliferação do Aedes aegypti.

Confira algumas medidas preventivas para evitar a dengue e proteger a sua família e comunidade:

Elimine os criadouros: verifique regularmente se há recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas e pratos de plantas, e remova-os ou vire-os de boca para baixo para evitar o acúmulo de água.

Mantenha caixas d’água, cisternas e poços sempre tampados e limpos, evitando a proliferação do mosquito.

Limpe calhas e canaletas de água, evitando o acúmulo de folhas e outros objetos que possam impedir o escoamento da água.

Realize a limpeza das piscinas com frequência e utilize cloro para manter a água sempre tratada.

Coloque areia nos pratos de vasos de plantas para evitar o acúmulo de água.

Mantenha o lixo em sacos plásticos bem fechados e em locais cobertos, evitando o acúmulo de água e a atração de mosquitos.

Participe de campanhas e ações de conscientização promovidas pelos órgãos públicos e comunidades locais, ajudando a disseminar informações sobre prevenção e combate à dengue.

Utilize repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante atividades ao ar livre, reduzindo o risco de picadas.

Instale telas nas janelas e portas para evitar a entrada do mosquito Aedes aegypti em casa.

Ao adotar essas medidas preventivas e conscientizar a comunidade sobre a importância do combate ao mosquito, é possível reduzir o risco de dengue e proteger a saúde de todos. É fundamental que cada cidadão faça sua parte e colabore com as ações de prevenção, tornando as cidades mais seguras e livres dessa doença.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Prefeito de SC tentou se matar na cadeia: “achei que Deus tinha me abandonado”

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), viveu uma experiência que poucos políticos gostariam de enfrentar. Após passar 29 dias no Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ele agora luta para provar sua inocência e retomar sua carreira política.

Estado oferece tratamentos inovadores para o câncer de cabeça e pescoço no Cepon

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), oferece, além do tratamento tradicional para o câncer de cabeça e pescoço, a opção de novas terapias via pesquisa clínica.

Governador inaugura 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital e Maternidade Oase em Timbó

O Governo do Estado continua fortalecendo e expandindo a rede de atendimento da saúde pública de Santa Catarina. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participaram nesta segunda-feira, 22, da inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

SC investiga morte por ‘febre’ sem vacina e sem tratamento; Tijucas tem casos confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, está acompanhando a investigação de um caso suspeito de óbito por Febre de Oropouche conduzida pelo Estado do Paraná e com apoio do Ministério da Saúde (MS). O município de Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, tem dois casos confirmados da doença. Brusque totaliza sete.