back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSaúdeOMS anuncia que Covid-19 não é mais considerada emergência global

OMS anuncia que Covid-19 não é mais considerada emergência global

Informação foi divulgada nesta terça-feira (5), após três anos da doença sendo considerada uma pandemia global
Compartilhar:
Divulgação

Nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a Covid-19 deixou de ser uma emergência de saúde global. O comunicado foi feito pelo diretor-geral da OMS, dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Há três anos, a OMS havia declarado a Covid-19 como uma emergência de saúde pública em razão do surto global. “Desde então, o vírus transformou completamente nossas vidas. Quase 7 milhões de mortes foram relatadas à OMS, mas sabemos que o número real é maior – pelo menos 20 milhões”, afirmou Tedros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A pandemia também causou impactos econômicos significativos, prejudicando o PIB de várias regiões, interrompendo viagens e comércio, e forçando o fechamento de muitos negócios.

Avaliação dos dados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O Comitê de Emergência e a OMS examinaram meticulosamente os dados em diversas ocasiões para determinar o momento adequado para rebaixar o nível de alerta causado pelo vírus. No 15º encontro do Comitê, foi recomendado o encerramento da emergência de saúde pública de importância internacional. “Aceitei esse conselho e, com muita esperança, declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, anunciou Tedros.

No entanto, o diretor reforça que isso não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça à saúde mundial.

“O pior que qualquer país pode fazer agora é interpretar esta notícia como um motivo para baixar a guarda, desmontar os sistemas estabelecidos ou comunicar à sua população que a Covid-19 não é mais uma preocupação”, alertou.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Prefeito de SC tentou se matar na cadeia: “achei que Deus tinha me abandonado”

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), viveu uma experiência que poucos políticos gostariam de enfrentar. Após passar 29 dias no Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ele agora luta para provar sua inocência e retomar sua carreira política.

Estado oferece tratamentos inovadores para o câncer de cabeça e pescoço no Cepon

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), oferece, além do tratamento tradicional para o câncer de cabeça e pescoço, a opção de novas terapias via pesquisa clínica.

Governador inaugura 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital e Maternidade Oase em Timbó

O Governo do Estado continua fortalecendo e expandindo a rede de atendimento da saúde pública de Santa Catarina. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participaram nesta segunda-feira, 22, da inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

SC investiga morte por ‘febre’ sem vacina e sem tratamento; Tijucas tem casos confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, está acompanhando a investigação de um caso suspeito de óbito por Febre de Oropouche conduzida pelo Estado do Paraná e com apoio do Ministério da Saúde (MS). O município de Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, tem dois casos confirmados da doença. Brusque totaliza sete.