back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSaúdeOFICIAL: ‘Febre Maculosa’ é confirmada em Canelinha

OFICIAL: ‘Febre Maculosa’ é confirmada em Canelinha

A Divisão de Vigilância Epidemiológica confirmou ao Jornal Razão que, de fato, Canelinha registrou febre maculosa, doença que causou 4 mortes em São Paulo, incluindo uma adolescente de 16 anos. A prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Saúde, tentou desmentir a informação do Jornal Razão e divulgou tratar-se de fake news. Entretanto, o JR voltou a entrar em contato com o Go
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

A Divisão de Vigilância Epidemiológica confirmou ao Jornal Razão que, de fato, Canelinha registrou febre maculosa, doença que causou 4 mortes em São Paulo, incluindo uma adolescente de 16 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Saúde, tentou desmentir a informação do Jornal Razão e divulgou tratar-se de fake news. Entretanto, o JR voltou a entrar em contato com o Governo do Estado para apurar a veracidade dos fatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

É compreensível a intenção da Secretaria de Saúde em acalmar os ânimos da população, mas não é correto “empurrar o problema para debaixo do tapete”. Ao invés do esforço em desmentir, que seja feito esforço para conscientizar sobre como coibir a doença e o seu avanço por SC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Também é importante deixar claro que a doença em Santa Catarina é mais ‘fraca’ do que a que circula em SP, justamente porque a bactéria encontrada em SC produz casos menos graves.

Vale salientar que, segundo o Dive/SC, não houve nenhum caso grave da doença em Santa Catarina, ao contrário de São Paulo, onde três pessoas já morreram por conta da doença.

O que causa a doença? A doença é causada, no Brasil, por duas bactérias do gênero Rickettsia, e a transmissão ocorre por picada de carrapato. A Rickettsia rickettsii causa a versão grave e é encontrada no norte do Paraná e no Sudeste. A Rickettsia parkeri leva a quadros menos severos e é encontrada em áreas da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, na Bahia e no Ceará.

Quais carrapatos transmitem? No país, são os carrapatos do gênero Amblyomma, principalmente aquele conhecido como carrapato estrela. Mas o ministério alerta que qualquer espécie pode transmitir a febre maculosa, inclusive o carrapato do cachorro.

Dá para transmitir de pessoa para pessoa? Não. A transmissão por contato humano é impossível.

Quais são os principais sintomas? Febre; dor de cabeça intensa; náuseas e vômitos; diarreia e dor abdominal; dor muscular frequente; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; gangrena nos dedos e orelhas; e paralisia dos membros que começa nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando problemas respiratórios.

Mas e as manchas? O Ministério da Saúde alerta que, com a evolução do quadro, “é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés’.

Tem tratamento? Sim, com um antibiótico específico. Ele deve começar imediatamente assim que o médico suspeitar que o paciente está contaminado, antes mesmo da confirmação do resultado do exame.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Prefeito de SC tentou se matar na cadeia: “achei que Deus tinha me abandonado”

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), viveu uma experiência que poucos políticos gostariam de enfrentar. Após passar 29 dias no Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ele agora luta para provar sua inocência e retomar sua carreira política.

Estado oferece tratamentos inovadores para o câncer de cabeça e pescoço no Cepon

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), oferece, além do tratamento tradicional para o câncer de cabeça e pescoço, a opção de novas terapias via pesquisa clínica.

Governador inaugura 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital e Maternidade Oase em Timbó

O Governo do Estado continua fortalecendo e expandindo a rede de atendimento da saúde pública de Santa Catarina. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participaram nesta segunda-feira, 22, da inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

SC investiga morte por ‘febre’ sem vacina e sem tratamento; Tijucas tem casos confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, está acompanhando a investigação de um caso suspeito de óbito por Febre de Oropouche conduzida pelo Estado do Paraná e com apoio do Ministério da Saúde (MS). O município de Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, tem dois casos confirmados da doença. Brusque totaliza sete.