Uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, foi recentemente identificada em Santa Catarina. A variante, chamada de XEC, pertence à família da Omicron e, segundo o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresenta maior transmissibilidade, conforme dados internacionais. Além de Santa Catarina, a variante também foi detectada no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC foi responsável pela identificação inicial da variante no Brasil. O instituto é um dos centros de referência para o Sars-CoV-2, atuando junto ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial da Saúde (OMS).
A variante XEC começou a chamar atenção entre junho e julho de 2024, após o aumento de casos na Alemanha. Desde então, a cepa se espalhou rapidamente por diversos continentes, incluindo Europa, Américas, Ásia e Oceania. Até o dia 10 de outubro, mais de 2,4 mil sequências genéticas da linhagem já haviam sido registradas na plataforma Gisaid, uma ferramenta internacional de monitoramento genômico.