back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSaúdeMunicípio gaúcho registra primeira morte por leptospirose após enchente

Município gaúcho registra primeira morte por leptospirose após enchente

Uma trágica notícia vem do município de Travesseiro, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, onde um homem de 67 anos faleceu devido à leptospirose.
Compartilhar:
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini)

Uma trágica notícia vem do município de Travesseiro, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, onde um homem de 67 anos faleceu devido à leptospirose. A região, severamente afetada pelas recentes enchentes, tem enfrentado um aumento no risco de doenças transmitidas por água contaminada. A morte ocorreu na última sexta-feira (17), mas a confirmação oficial só foi divulgada pela secretaria municipal de saúde no domingo (19).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Atualmente, o governo estadual aguarda a confirmação laboratorial do óbito, enquanto reforça os alertas sobre os perigos da leptospirose. Esta doença, causada pela bactéria leptospira — comumente encontrada na urina de roedores —, é transmitida principalmente através do contato com água ou solo contaminados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Os sintomas da leptospirose podem ser bastante graves e incluem febre alta (igual ou maior que 38 ºC), dores na região lombar ou na panturrilha, dor de cabeça e conjuntivite. Em estágios mais avançados, a doença pode evoluir para tosse, hemorragias e insuficiência renal, sinais que indicam uma condição potencialmente fatal.

Diante do cenário de enchentes, que facilita a disseminação da leptospirose, as autoridades de saúde estão em alerta máximo. O Ministério da Saúde aconselha que qualquer caso suspeito da doença no estado seja tratado imediatamente, utilizando medicamentos específicos para combater a infecção e prevenir o agravamento dos sintomas.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Prefeito de SC tentou se matar na cadeia: “achei que Deus tinha me abandonado”

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), viveu uma experiência que poucos políticos gostariam de enfrentar. Após passar 29 dias no Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ele agora luta para provar sua inocência e retomar sua carreira política.

Estado oferece tratamentos inovadores para o câncer de cabeça e pescoço no Cepon

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), oferece, além do tratamento tradicional para o câncer de cabeça e pescoço, a opção de novas terapias via pesquisa clínica.

Governador inaugura 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital e Maternidade Oase em Timbó

O Governo do Estado continua fortalecendo e expandindo a rede de atendimento da saúde pública de Santa Catarina. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participaram nesta segunda-feira, 22, da inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

SC investiga morte por ‘febre’ sem vacina e sem tratamento; Tijucas tem casos confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, está acompanhando a investigação de um caso suspeito de óbito por Febre de Oropouche conduzida pelo Estado do Paraná e com apoio do Ministério da Saúde (MS). O município de Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, tem dois casos confirmados da doença. Brusque totaliza sete.