back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSaúdeHospital faz primeiro implante cerebral para ajudar pacientes com Parkinson em SC

Hospital faz primeiro implante cerebral para ajudar pacientes com Parkinson em SC

Um novo procedimento médico foi realizado pela primeira vez no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, para auxiliar pacientes com a Doença de Parkinson.
Compartilhar:
DIVULGAÇÃO

Um novo procedimento médico foi realizado pela primeira vez no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, para auxiliar pacientes com a Doença de Parkinson.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A cirurgia consiste na implantação de eletrodos que estimulam regiões do cérebro responsáveis pelo controle dos movimentos e é indicada para pessoas que não apresentam resposta positiva ao uso de medicamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O primeiro implante foi feito em um paciente de 70 anos, na quarta-feira passada, dia 19. O neurocirurgião responsável pelo procedimento, Humberto Kluge Schroeder, explica que se trata de um método minimamente invasivo e de baixo risco, realizado enquanto o paciente está acordado.

A cirurgia tem como objetivo melhorar os sintomas motores, tais como lentidão, tremor e travamento, além de diminuir a necessidade de medicamentos antiparkinsonianos e seus efeitos colaterais. Segundo Schroeder, o paciente em questão sofria principalmente com rigidez muscular, que o impedia de realizar atividades cotidianas simples.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O procedimento foi dividido em duas etapas, sendo a primeira a inserção dos eletrodos e a segunda a implantação do gerador de pulsos. O neurocirurgião destaca que, durante a cirurgia, o paciente recuperou boa parte da flexibilidade, ainda durante o procedimento.

Após a cirurgia, o paciente recebeu alta 24 horas depois do implante de eletrodos de Estimulação Cerebral Profunda, e está se recuperando bem.

O Hospital Santa Catarina é uma referência em tratamentos avançados na área de neurologia e continua inovando para proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes com Parkinson.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Prefeito de SC tentou se matar na cadeia: “achei que Deus tinha me abandonado”

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), viveu uma experiência que poucos políticos gostariam de enfrentar. Após passar 29 dias no Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ele agora luta para provar sua inocência e retomar sua carreira política.

Estado oferece tratamentos inovadores para o câncer de cabeça e pescoço no Cepon

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), oferece, além do tratamento tradicional para o câncer de cabeça e pescoço, a opção de novas terapias via pesquisa clínica.

Governador inaugura 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital e Maternidade Oase em Timbó

O Governo do Estado continua fortalecendo e expandindo a rede de atendimento da saúde pública de Santa Catarina. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participaram nesta segunda-feira, 22, da inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

SC investiga morte por ‘febre’ sem vacina e sem tratamento; Tijucas tem casos confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, está acompanhando a investigação de um caso suspeito de óbito por Febre de Oropouche conduzida pelo Estado do Paraná e com apoio do Ministério da Saúde (MS). O município de Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, tem dois casos confirmados da doença. Brusque totaliza sete.