A partir de 14 de outubro, ou seja, na próxima semana, o Hospital São José, em Tijucas, retomará o atendimento de ortopedia em regime de plantão 24 horas para casos de urgência e emergência, voltando a ser referência para traumas e acidentes na região.
Com isso, cirurgias de emergência que antes precisavam ser transferidas para Florianópolis serão realizadas diretamente em Tijucas, garantindo maior agilidade no atendimento e aliviando a espera dos pacientes.
A iniciativa foi anunciada pelo IGAPS ao prefeito eleito de Tijucas, Maickon Sgrott (PP), que, em 2022, enquanto vereador, encabeçou a luta por melhorias na gestão hospitalar.
O serviço de ortopedia, que entrará em funcionamento atendendo casos de traumas em extremidades, como acidentes de trânsito e quedas, sem necessidade de encaminhamento para outras cidades.
A expectativa é de que possa ser ampliado ao longo dos próximos meses. Todavia, é importante ressaltar que inicialmente será um serviço voltado emergências reais, e não para atendimento de casos de dores na coluna, por exemplo.
No dia 29 de junho de 2024, uma reunião importante ocorreu em Tijucas envolvendo o então vereador Maickon Sgrott, agora prefeito eleito, junto a representantes do IGAPS e o Secretário de Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi Silva.
O encontro teve como foco o repasse de emendas federais para o hospital, cujo prazo de repasse é limitado devido ao período eleitoral. Durante a reunião, foram discutidas melhorias que visam fortalecer ainda mais a estrutura hospitalar.
Desde que o IGAPS assumiu a gestão do Hospital São José, em novembro de 2022, a unidade tem registrado grandes avanços, atendendo cerca de 4.000 pessoas mensalmente e sendo responsável por 91% dos atendimentos pelo SUS. Com 50 leitos e infraestrutura de ponta, incluindo tomografia, raio-X, laboratório e centro cirúrgico, o hospital tem sido um pilar fundamental para a saúde na região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda, tendo realizado mais de 1.800 cirurgias eletivas apenas em 2024.
Com a nova gestão e apoio político do prefeito eleito Maickon Sgrott e principalmente do Secretário Diogo junto ao Governador Jorginho Mello, o hospital caminha para se tornar um centro cirúrgico de referência em Santa Catarina, consolidando a importância de uma administração eficiente e comprometida com a saúde da população.