back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSaúdeCidade catarinense decreta epidemia de dengue

Cidade catarinense decreta epidemia de dengue

Cidade contou com aumento de 5.266% nos casos da doença em relação ao ano passado
Compartilhar:
Imagem ilustrativa

A dengue tem sido um grande problema em Santa Catarina. Por conta disso, em Araquari, no Norte do estado, foi decretado estado de epidemia neste mês de janeiro. A cidade, que possui uma população de aproximadamente 45.283 habitantes, enfrenta um salto significativo nos casos de dengue, com 161 confirmações. O número representa um aumento drástico em comparação aos três casos registrados em 2023, indicando um crescimento de 5.266%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A definição de epidemia, conforme critérios adotados pela prefeitura local, baseia-se na proporção de 300 casos para cada 100 mil habitantes. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), órgão da Secretaria de Estado de Saúde, confirmou a situação epidêmica em Araquari.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do município, entre 31 de dezembro de 2023 e 26 de janeiro de 2024, foram notificados 398 casos de dengue, dos quais 160 foram confirmados e 114 ainda estão em investigação. O bairro de Itinga destaca-se como o mais afetado, com 136 casos reportados.

No ano anterior, a cidade registrou dois óbitos causados pela doença. A elevação abrupta no número de casos de dengue coloca as autoridades de saúde de Araquari em alerta, intensificando esforços para controlar a disseminação do vírus.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Prefeito de SC tentou se matar na cadeia: “achei que Deus tinha me abandonado”

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), viveu uma experiência que poucos políticos gostariam de enfrentar. Após passar 29 dias no Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ele agora luta para provar sua inocência e retomar sua carreira política.

Estado oferece tratamentos inovadores para o câncer de cabeça e pescoço no Cepon

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), oferece, além do tratamento tradicional para o câncer de cabeça e pescoço, a opção de novas terapias via pesquisa clínica.

Governador inaugura 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital e Maternidade Oase em Timbó

O Governo do Estado continua fortalecendo e expandindo a rede de atendimento da saúde pública de Santa Catarina. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participaram nesta segunda-feira, 22, da inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

SC investiga morte por ‘febre’ sem vacina e sem tratamento; Tijucas tem casos confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, está acompanhando a investigação de um caso suspeito de óbito por Febre de Oropouche conduzida pelo Estado do Paraná e com apoio do Ministério da Saúde (MS). O município de Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, tem dois casos confirmados da doença. Brusque totaliza sete.