back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioSaúdeCatarinense perde visão do olho direito após infecção por lentes de contato

Catarinense perde visão do olho direito após infecção por lentes de contato

Lara Brandão Tironi compartilha sua experiência e orienta sobre cuidados necessários
Compartilhar:
Reprodução

Um vídeo publicado no TikTok pela estudante Lara Brandão Tironi, de 18 anos, moradora de Barra Velha, viralizou ao mostrar as consequências do uso inadequado de lentes de contato. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A catarinense contraiu ceratite amebiana e perdeu a visão do olho direito, fato que levou a jovem a compartilhar sua história e alertar outros usuários sobre os riscos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Lara explicou que a infecção foi resultado de seus próprios hábitos, como coçar os olhos e tomar banho usando as lentes de contato. 

“Não foi culpa da marca nem do local onde comprei. Foi irresponsabilidade minha. Eu tinha o costume de coçar o olho, o que causou uma laceração na córnea”, disse, afirmando que também tomava banho com as lentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Ela ainda enfatizou a importância de seguir as recomendações médicas. “Se você quer usar lente, ouça o que o médico indicar e siga à risca o que ele diz. Se você acha que não vai conseguir, que não é uma pessoa higiênica, não use lente de contato”, alertou.

A ceratite amebiana é uma infecção ocular rara causada por protozoários do gênero Acanthamoeba, encontrados em ambientes úmidos. Oftalmologistas explicam que essa infecção é mais comum em usuários de lentes de contato, especialmente quando há lesões na córnea, facilitando a entrada do protozoário. 

Para prevenir a ceratite amebiana, é essencial evitar o uso de lentes de contato ao nadar, em banheiras ou durante o banho. O protozoário Acanthamoeba possui um potencial agressivo significativo, podendo danificar células visuais essenciais nos pacientes infectados.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) recomenda lavar as mãos antes e depois de manipular lentes de contato ou colírios, utilizar soluções de limpeza próprias para lentes de contato, evitando soro fisiológico ou outras substâncias, seguir o tempo de uso recomendado e o prazo correto de descarte das lentes, não usar lentes de contato de graus inadequados ou marcas desconhecidas sem orientação médica e evitar coçar os olhos.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

Prefeito de SC tentou se matar na cadeia: “achei que Deus tinha me abandonado”

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), viveu uma experiência que poucos políticos gostariam de enfrentar. Após passar 29 dias no Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ele agora luta para provar sua inocência e retomar sua carreira política.

Estado oferece tratamentos inovadores para o câncer de cabeça e pescoço no Cepon

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), oferece, além do tratamento tradicional para o câncer de cabeça e pescoço, a opção de novas terapias via pesquisa clínica.

Governador inaugura 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital e Maternidade Oase em Timbó

O Governo do Estado continua fortalecendo e expandindo a rede de atendimento da saúde pública de Santa Catarina. O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participaram nesta segunda-feira, 22, da inauguração de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

SC investiga morte por ‘febre’ sem vacina e sem tratamento; Tijucas tem casos confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, está acompanhando a investigação de um caso suspeito de óbito por Febre de Oropouche conduzida pelo Estado do Paraná e com apoio do Ministério da Saúde (MS). O município de Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, tem dois casos confirmados da doença. Brusque totaliza sete.