back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaVereadores voltam atrás e aprovam lei que libera fogos de artifício em Itajaí

Vereadores voltam atrás e aprovam lei que libera fogos de artifício em Itajaí

Os vereadores de Itajaí voltaram atrás na lei de 2020 que foi criada por eles mesmos e proibia fogos de artifício na cidade. Agora eles aprovaram um novo projeto que libera os shows pirotécnicos. As mudanças que substituem a legislação anterior estão no projeto do vereador Odivan Linhares, o Mamão (PSB), aprovado na sessão de quinta-feira. Foram oito votos favoráveis à liberação. O p
Compartilhar:
Divulgação / Alfabile

Os vereadores de Itajaí voltaram atrás na lei de 2020 que foi criada por eles mesmos e proibia fogos de artifício na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Agora eles aprovaram um novo projeto que libera os shows pirotécnicos. As mudanças que substituem a legislação anterior estão no projeto do vereador Odivan Linhares, o Mamão (PSB), aprovado na sessão de quinta-feira. Foram oito votos favoráveis à liberação.O projeto será enviado agora para a sanção do prefeito Volnei Morastoni (MDB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Com a alteração, fica autorizada a queima de fogos de artifício ou de outros artefatos pirotécnicos que não ultrapassem 120 decibéis à distância mínima de 100 metros da deflagração. A legislação atual limita a 65 decibéis. Também foi aprovada uma emenda que acrescentou condições específicas para garantir mais segurança durante a soltura dos fogos.

Os fogos não poderão ser explodidos perto de órgãos públicos, hospitais, escolas, cinemas, teatros e casas com capacidade acima de 200 pessoas, terminais de ônibus, canis, asilos e creches, e torres de transmissão de energia elétrica. A lei aprovada em 2020 proibia todo tipo de fogos com efeito sonoro, sendo liberados apenas artefatos com luzes e sem barulho ou de baixo estampido. Desde então, Itajaí suspendeu a festa de Réveillon pública que acontecia na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

“Essa imposição resultou em uma série de empecilhos para a realização de eventos, solenidades e demais apresentações em nossa cidade”, argumentou o vereador Mamão. De acordo com ele, se mantida a atual legislação, só seria possível fogos como os “estalinhos”, usados por crianças, além de velas, chuvas e pistolas em cores, bastões e similares, comuns em festas de aniversários.

Com a proibição, ele destacou que o município ficou impedido de realizar eventos como o Réveillon, Marejada e a The Ocean Race, entre outros eventos.

O vereador reconheceu que os fogos barulhentos são prejudiciais para idosos, deficientes, bebês, autistas e para os animais, mas ressaltou que a revisão das normas busca um equilíbrio para o “uso consciente dos fogos de artifício”, como já previsto na legislação de cidades vizinhas. Com informações Diário do litoral.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.