back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaURGENTE: Ex-diretor da Abin de Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal

URGENTE: Ex-diretor da Abin de Bolsonaro é alvo de operação da Polícia Federal

Deputado Federal Alexandre Ramagem acaba de ser alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal, inclusive no gabinete do parlamentar.
Compartilhar:
Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação de grande envergadura, tendo como alvo o deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL-RJ). A operação, denominada “Vigilância Aproximada”, é um desdobramento das investigações iniciadas com a Operação Última Milha em outubro passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Autoridades realizaram buscas meticulosas tanto no gabinete de Ramagem, situado na Câmara dos Deputados, quanto em seu apartamento funcional em Brasília. A ação não é isolada, abrangendo um total de 21 mandados de busca e apreensão distribuídos entre Brasília, Juiz de Fora, São João del Rei e o Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

O cerne das investigações aponta para um alegado esquema de vigilância ilícita, envolvendo o monitoramento não autorizado de autoridades públicas e cidadãos por meio de geolocalização em dispositivos móveis. A operação levanta suspeitas sobre a criação de uma estrutura clandestina dentro da Abin, supostamente utilizada para a coleta de informações com fins políticos e midiáticos, potencialmente influenciando investigações da própria PF.

As ações supostamente ocorriam com o software espião denominado FirstMile. Segundo informações, esse programa permitiria o monitoramento de até 10 mil celulares em um período de 12 meses, apenas com o ingresso do número do dispositivo. Revelações indicam que o sistema teria capacidade de gerar históricos detalhados de deslocamento e alertas em tempo real, sem o conhecimento ou consentimento dos monitorados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Bolsonaro tentou nomear Ramagem para o comando da Polícia Federal durante seu governo, mas foi impedido pelo STF. Alexandre de Moraes considerou que indicação de amigo dos ‘Bolsonaro’ fere o “princípio da legalidade”, pois atenderia interesse pessoal do presidente.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.