back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolítica'Universidade Gratuita' em SC será apenas para alunos que não usarem drogas

‘Universidade Gratuita’ em SC será apenas para alunos que não usarem drogas

Só poderão ter bolsas para estudo gratuito em faculdades catarinenses quem não utilizar drogas, já que PL aprovado na Alesc prevê exame toxicológico dos bolsistas
Compartilhar:
A ideia é impedir que cenas como essa se repitam em universidades de Santa Catarina

A proposta da Universidade Gratuita em Santa Catarina foi aprovada pela Assembleia Legislativa do estado, porém, não foi por unanimidade. Alguns parlamentares expressaram suas preocupações e discordâncias em relação a certos aspectos do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Apesar das divergências, a maioria dos deputados votou a favor da proposta, permitindo que ela avançasse para a próxima etapa. O deputado Antídio Lunelli, inicialmente preocupado com o impacto financeiro da Universidade Gratuita, acabou votando favoravelmente após ajustes serem feitos pelo setor de finanças do governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Por outro lado, o deputado Marquito, do Psol, votou contra o projeto devido à inclusão de uma emenda que exige exame toxicológico para os alunos beneficiados. Ele argumenta que essa exigência foi considerada inconstitucional pelo Ministério Público, pela Procuradoria Geral do Estado e pela Procuradoria da Assembleia, e teme que isso possa gerar uma enxurrada de ações judiciais contra a proposta.

Na prática, os futuros beneficiados pelo Universidade Gratuita podem passar pelo exame toxicológico, entretanto, como redigido, não serão todos os inscritos que precisaram fazer o teste laboratorial, mas sim, uma amostragem de todos os inscritos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

“Prever que a comissão de fiscalização possa exigir, por amostragem, laudo toxicológico, a ser custeado pelo Estado, com o objetivo de evitar o uso de substâncias psicoativas por estudantes”

O deputado Mário Motta, do PSD, também expressou sua discordância em relação ao projeto. Ele discorda da destinação dos recursos da bolsa de estudos para o CNPJ da universidade, em vez do CPF do aluno, alegando que isso restringe a liberdade de escolha do beneficiado. Apesar disso, Motta acabou votando a favor da proposta.

Outro deputado que manifestou sua oposição foi Matheus Cadorin, do partido Novo. Ele anunciou antecipadamente que votaria contra a promessa de campanha do governador Jorginho Mello, citando três pontos de discordância: a liberdade de escolha do aluno, o princípio do livre mercado e a garantia de que o programa não prejudique o ensino médio e técnico, responsabilidades do Estado.

Apesar das opiniões divergentes, a proposta da Universidade Gratuita avançou com a maioria dos votos favoráveis na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Agora, o projeto aguarda a regulamentação do Poder Executivo para que as bolsas de estudo possam ser oferecidas nas universidades comunitárias e particulares do estado.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.