Viralizou nas redes sociais de Santa Catarina o vídeo em que a Major Lumen Freitas, da Polícia Militar, discute segurança pública com foco na inclusão social e justiça para todes. A policial, que é travesti, antifascista e candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), traz um olhar diferenciado para os desafios da segurança na capital catarinense.
Recentemente, a Major Lumen respondeu às dúvidas de seus seguidores no Instagram sobre temas como crimes envolvendo moradores de rua, roubo de fios no Jardim Atlântico e a suposta implementação de um toque de recolher na região Centro-Leste de Florianópolis. Em um vídeo gravado na UFSC, ela destacou que essas questões precisam ser tratadas com responsabilidade e justiça social.
Lumen é porta-voz da Coletiva Popular por Floripa 13013, uma candidatura coletiva composta por sete pessoas. O grupo, formado por indivíduos de diversas etnias, gêneros e orientações sexuais, busca “representar a pluralidade” da sociedade florianopolitana na Câmara Municipal.
“Estamos comprometidos com uma Floripa segura para todes. Vamos trabalhar por soluções concretas que garantam segurança e justiça para todos os cidadãos, sem deixar ninguém para trás”, declarou Lumen em suas redes sociais.