back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolítica"Todes unides": condomínio de Tijucas vai usar linguagem neutra

“Todes unides”: condomínio de Tijucas vai usar linguagem neutra

Moradores foram surpreendidos através do grupo de condôminos com o comunicado, informando que a linguagem neutra será usada como forma de 'inclusão'
Compartilhar:
Reprodução / Redes sociais

A síndica de um condomínio em Tijucas anunciou a implementação da linguagem neutra na comunicação interna da comunidade. Esse acontecimento em Tijucas parece ter se inspirado em outro caso que também viralizou recentemente no país. O debate sobre a linguagem neutra ganhou ainda mais força após decisões judiciais relacionadas ao tema. Em fevereiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei estadual de Rondônia que proibia o uso da linguagem neutra nas escolas, alegando que a lei era inconstitucional e que competiria à União legislar sobre normas de ensino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Além de Rondônia, estados como Paraná e mesmo Santa Catarina têm leis ou decretos em vigência que vetam o uso de linguagem neutra em ambiente escolar. Em algumas capitais, como Porto Alegre e Manaus, as leis municipais também proíbem a prática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

As recentes legislações surgiram em um contexto político em que uma onda conservadora ganhou força, marcado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante seu mandato, diversas pautas contrárias a direitos de grupos minoritários foram priorizadas, o que incitou debates e polarizações em todo o país.

Em um episódio que chama atenção pela proximidade geográfica com Tijucas, uma professora do Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, em Videira, foi filmada ensinando linguagem neutra. O episódio gerou polêmica nas redes sociais e no meio acadêmico. A professora acabou sendo demitida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

É pertinente notar que a língua portuguesa, uma língua românica, descende do latim, que contava com três gêneros gramaticais: masculino, feminino e neutro. Ao evoluir para o português, o gênero neutro foi abandonado, ficando o masculino como gênero genérico. 

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.