back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolítica"Todes": linguagem neutra em Tijucas causa polêmica

“Todes”: linguagem neutra em Tijucas causa polêmica

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, afirmou desconhecer a linguagem neutra e disse que buscará mais informações para tomar uma decisão sobre sua utilização no município
Compartilhar:
Reprodução / Redes sociais

A 17ª Conferência Nacional de Saúde etapas municipais, realizada ontem (23) em Tijucas, Santa Catarina, tornou-se palco de uma polêmica envolvendo a linguagem neutra. Um assessor parlamentar de um deputado estadual manifestou desconforto com a linguagem usada em uma folha de propostas entregue pela Secretaria Municipal de Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

A folha, que fazia parte do quarto eixo da cartilha da conferência, trazia o título: “Amanhã será um novo dia para todos, todas e todes”. O assessor compartilhou um vídeo em uma rede social questionando o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcincula, sobre o uso da linguagem neutra. Porcincula afirmou que seguia uma cartilha federal e que não poderia mudar o conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A linguagem neutra, como “todes”, “menine” e “amigues”, tem sido cada vez mais usada nas redes sociais e entre membros da comunidade LGBTQIA+. Todavia, a linguagem neutra não é aceita pela norma padrão da língua portuguesa.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula, defendeu a cartilha federal e alegou que o município não pode alterar o material. Ele explicou que a linguagem neutra é uma tentativa de ser inclusiva para mulheres, pessoas não-binárias e “pessoas T entre gêneros”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, afirmou desconhecer a linguagem neutra e disse que buscará mais informações para tomar uma decisão sobre sua utilização no município.

Em contrapartida, em outras cidades de Santa Catarina, como Indaial, o prefeito decidiu proibir o uso da linguagem neutra, afirmando: “Que tempos são esses? Aqui em Indaial, enquanto durar nosso mandato, não teremos isso não!”

Além disso, noutros municípios, a mesma cartilha foi apresentada sem levar a expressão em seu título. 

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.