back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaSTF vai decidir se aborto deixará de ser crime no Brasil

STF vai decidir se aborto deixará de ser crime no Brasil

Nesta terça-feira (12), a ministra Rosa Weber liberou para julgamento uma ação que questiona a criminalização do aborto até o terceiro mês de gestação.
Compartilhar:
Arquivo/ imagem ilustrativa

Nesta terça-feira (12), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, liberou para julgamento uma ação que questiona a criminalização do aborto até o terceiro mês de gestação. A decisão surge pouco antes de sua saída obrigatória da Corte, prevista para 2 de outubro, quando completará 75 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Apresentada pelo Psol, a ação visa anular dois artigos do Código Penal que estipulam detenção para aqueles envolvidos em procedimentos de aborto realizados até o terceiro mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Atualmente, a legislação brasileira só autoriza o aborto em três circunstâncias: gravidez resultante de estupro, risco à vida da gestante e anencefalia fetal. Os artigos 124 e 126 do Código Penal são o foco da contestação, prescrevendo reclusão de 1 a 4 anos para médicos e de 1 a 3 anos para mulheres que passam pelo procedimento fora das condições legais.

Desde que assumiu a presidência do STF, Weber poderia ter repassado a relatoria do caso devido a responsabilidades institucionais. Porém, optou por mantê-la. Agora, como ação está em pauta, a ministra será a primeira a proferir seu voto. Seu posicionamento ficará registrado mesmo se outro membro do tribunal solicitar mais tempo para análise.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.