back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaSTF intima o Governo Lula: “acabou a Lua de Mel”

STF intima o Governo Lula: “acabou a Lua de Mel”

Em um cenário de crescente tensão entre os poderes da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) reagiu fortemente à recente aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8 de 2021, que visa limitar decisões monocráticas dos ministros da Corte. Segundo informações da jornalista Eliane Cantanhêde, obtidas via WhatsApp com um dos ministros do Supremo, houve um ultimato direcion
Compartilhar:
Divulgação / Redes sociais

Em um cenário de crescente tensão entre os poderes da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) reagiu fortemente à recente aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8 de 2021, que visa limitar decisões monocráticas dos ministros da Corte. Segundo informações da jornalista Eliane Cantanhêde, obtidas via WhatsApp com um dos ministros do Supremo, houve um ultimato direcionado ao Governo Lula: ou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, se afasta, ou as relações entre o STF, o Palácio do Planalto e o governo serão severamente afetadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Luís Roberto Barroso, presidente do STF, expressou profundo descontentamento, sentindo-se “duplamente traído” tanto pelo governo quanto pelo Senado, principalmente após a percepção de uma “resistência ao golpe bolsonarista”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

A PEC, aprovada no Senado em 22 de novembro de 2023, com 52 votos favoráveis e 18 contrários, limita o alcance das decisões individuais dos ministros do STF em três principais áreas: suspensão de eficácia de leis, atos normativos do Poder Executivo e atos presidenciais, do Senado, da Câmara e do Congresso. Um aspecto controverso do texto, relativo aos pedidos de vista, foi excluído pelo relator antes da votação.

Jaques Wagner, senador pelo PT da Bahia e líder do governo no Senado, foi o único membro do seu partido a votar a favor da PEC, seguindo uma orientação distinta da bancada petista. Segundo ele, o Planalto viu a questão como um assunto interno entre os poderes Legislativo e Judiciário, optando por não interferir na decisão do voto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

A aprovação da PEC agora leva a proposta à Câmara dos Deputados para análise. Enquanto isso, a posição discreta do governo em relação à aprovação da PEC e a reação acirrada do STF sinalizam um momento delicado no equilíbrio entre os poderes, com implicações significativas para a política nacional.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.