back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolíticaSTF forma a maioria para condenar o ex-presidente Fernando Collor

STF forma a maioria para condenar o ex-presidente Fernando Collor

STF Forma Maioria para Condenar o Ex-Senador Fernando Collor por Corrupção e Lavagem de Dinheiro
Compartilhar:
Reprodução / Redes sociais

Em uma decisão marcante, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na última quinta-feira para condenar o ex-senador e ex-presidente da República, Fernando Collor, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Esta é a primeira vez que um político de grande importância nacional é condenado no plenário do STF desde o caso do mensalão do PT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

O ministro Edson Fachin, relator do caso, estabeleceu a pena de Collor em 33 anos, 10 meses e 10 dias de reclusão por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Embora a maioria dos ministros tenha acompanhado Fachin na condenação, houve divergências quanto ao tempo de pena, portanto, a discussão final sobre a pena será realizada após o julgamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Os ministros que acompanham o entendimento de Fachin, incluindo Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia, concordaram na condenação de Collor, mas ressaltaram que os votos ainda podem ser alterados.

O plenário do STF está julgando uma ação penal na qual Collor é acusado de receber uma propina de R$ 29,9 milhões devido aos negócios da BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras. Este caso veio à luz por meio da Operação Lava-Jato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Fachin sustentou que há evidências suficientes para mostrar que os crimes foram cometidos por Collor, utilizando sua posição como ex-parlamentar e aliado dos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff. O “dinheiro sujo” pago ao ex-senador foi entregue entre o fim do mandato de Lula e durante todo o primeiro mandato de Dilma

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.