back to top

Últimas

― Advertisement ―

spot_img
InícioPolítica“Somente papel e caneta”: como o TSE restringiu o relatório das Forças Armadas

“Somente papel e caneta”: como o TSE restringiu o relatório das Forças Armadas

“O TSE autorizou que os técnicos acessassem a Sala de Inspeção portando somente papel e caneta”, diz o relatório
Compartilhar:
Jornal Razão / Get Images

O Ministério da Defesa publicou há algumas horas uma nota oficial no site do Governo do Brasil esclarecendo pontos importantes do famigerado relatório das Forças Armadas acerca das Urnas Eletrônicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Jornal Razão está no WhatsApp!

Quer ser o primeiro a saber? Se inscreva no canal do Jornal Razão no WhatsApp!

Chama a atenção que, diferentemente daquilo que vem sendo divulgado majoritariamente pela mídia canhota, as “Forças Armadas não excluíram a possibilidade de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas”. Aliás, este é o título da nota de esclarecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEteste

Também é imprescindível ser debatido o trecho do relatório que aponta um claro cerceamento ao acesso dos peritos das Forças Armadas aos mecanismos das Urnas Eletrônicas.

“O TSE autorizou que os técnicos acessassem a Sala de Inspeção portando somente papel e caneta”, diz o relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAqui vai Publi

Conforme afirma o Ministério da Defesa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu limites ao acesso dos militares ao sistema eleitoral, o que, segundo eles, dificultou a análise dos códigos-fonte.

Por isso, os militares não conseguiram compreender “a sequência de execução de cada parte do sistema eleitoral”. “O acesso aos códigos se deu pelo computador do TSE”, informou. “Cada equipamento tinha uma cópia do código-fonte. A Corte autorizou que os técnicos acessassem a Sala de Inspeção portando somente papel e caneta.”

Não há como ter certeza de que o código-fonte presente nas urnas é exatamente o que foi verificado pelo ministério, segundo a Defesa. Desde a eleição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vários brasileiros se organizaram em frente a quartéis na maioria dos Estados. Pouco antes, caminhoneiros fecharam rodovias em protesto à vitória do presidente eleito.

Além deste trecho, a nota divulgada hoje corrobora com a análise de que provas de fraudes não puderam ser encontradas, mas indícios de possíveis problemas necessitam de diligências urgentes por parte das autoridades.

Leia a íntegra da nota do Ministério da Defesa:

– houve possível risco à segurança na geração dos programas das urnas eletrônicas devido à ocorrência de acesso dos computadores à rede do TSE durante a compilação do código-fonte;

– os testes de funcionalidade das urnas (Teste de Integridade e Projeto-Piloto com Biometria), da forma como foram realizados, não foram suficientes para afastar a possibilidade da influência de um eventual código malicioso capaz de alterar o funcionamento do sistema de votação; e

– houve restrições ao acesso adequado dos técnicos ao código-fonte e às bibliotecas de software desenvolvidas por terceiros, inviabilizando o completo entendimento da execução do código, que abrange mais de 17 milhões de linhas de programação.

Em consequência dessas constatações e de outros óbices elencados no relatório, não é possível assegurar que os programas que foram executados nas urnas eletrônicas estão livres de inserções maliciosas que alterem o seu funcionamento.

Por isso, o Ministério da Defesa solicitou ao TSE, com urgência, a realização de uma investigação técnica sobre o ocorrido na compilação do código-fonte e de uma análise minuciosa dos códigos que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas, criando-se, para esses fins, uma comissão específica de técnicos renomados da sociedade e de técnicos representantes das entidades fiscalizadoras.

Por fim, o Ministério da Defesa reafirma o compromisso permanente da Pasta e das Forças Armadas com o Povo brasileiro, a democracia, a liberdade, a defesa da Pátria e a garantia dos Poderes Constitucionais, da lei e da ordem.

Mais Lidas

Notícias
Relacionadas

VÍDEO: Lula é vaiado e jornalistas são empurradas durante visita ao Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado durante um ato oficial em Santiago, Chile, onde representava o Brasil. O incidente ocorreu enquanto ele depositava uma oferenda floral no monumento do general Bernardo O’Higgins. Lula não reagiu às vaias, mas a cena chamou atenção.

Empresário tijuquense Maickon Sgrott é escolhido para a disputa pela Prefeitura de Tijucas

Maickon Sgrott (PP) será candidato a prefeito de Tijucas com o apoio do PSD e União Brasil

Pedido de suspensão da convenção do PL é indeferido pela Justiça Eleitoral, em Balneário Camboriú

Neste sábado (03/08), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina indeferiu o pedido de liminar que visava suspender a convenção do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, programada para a próxima segunda-feira (05/08).

Jorginho e Goetten definem pré-candidatos a prefeito e vice em Itapema

A aliança entre o Partido Liberal (PL) e o Republicanos em Santa Catarina está ganhando força após Jorge Goetten, eleito deputado federal pelo PL, assumir a presidência estadual do Republicanos. Esse movimento tem mostrado resultados concretos, com destaque para Criciúma e, mais recentemente, Itapema.