Nesta sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou Santa Catarina para inaugurar o Contorno Viário da Grande Florianópolis, uma obra que enfrentou 12 anos de atrasos. Durante seu discurso, Lula fez uma forte defesa da distribuição de renda e afirmou ter retirado 24 milhões de brasileiros da fome em apenas 18 meses de governo.
Em seu discurso, Lula relembrou os avanços sociais de seu governo anterior e criticou o retorno da fome ao Brasil após o impeachment de Dilma Rousseff. “Então, lembrando, em 2014 a gente tinha acabado com a fome nesse país, aí depois fizeram o impeachment da Dilma. Quando eu voltei, 15 anos depois, o que aconteceu? Nós tínhamos 33 milhões de pessoas passando fome, e posso olhar para a cara de você e dizer: em 18 meses, já tiramos 24 milhões e 500 mil pessoas da fome. E vamos acabar com a fome outra vez no meu mandato.”
Lula também destacou a importância da distribuição de renda para a economia: “Preste atenção numa frase: muito dinheiro na mão de poucos significa miséria, significa pobreza, significa não saber o que fazer. Agora, pouco dinheiro na mão de muitos significa crescimento econômico, distribuição de renda, significa emprego, significa salário, significa melhorar a qualidade da vida das pessoas.”
O trecho do Contorno Viário da Grande Florianópolis, apesar da cerimônia de inauguração, só será liberado para o tráfego no sábado, após a desmontagem do palanque utilizado para o evento.